Fortes chuvas e enchentes marcam sábado de Carnaval na Baixada Santista; VÍDEOS

Por Santa Portal em 19/02/2023 às 07:00

Reprodução/Guilherme Henrique Araújo
Reprodução/Guilherme Henrique Araújo

Assim como previu o alerta da Defesa Civil emitido na última quinta-feira (16), o sábado (18) de Carnaval foi marcado por chuvas intensas na Baixada Santista. A expectativa é que as fortes pancadas de chuva sigam neste domingo (19), podendo levar a região a acumular até 150mm de chuva neste final de semana.

Em Santos, de acordo com nota obtida às 18h, a Defesa Civil chegou a registrar rajadas de vento de 83,2 km/h. Houve também o registro da alta da maré, por volta das 15h , chegando a 2,10m. Com relação ao estado dos morros, o monitoramento que apontava ‘observação’, passou para ‘atenção’ por volta das 20h.

A Prefeitura de Santos destacou que todas as áreas de encostas são monitoradas, com maior foco na execução do Plano Preventivo de Defesa Civil, iniciado em 1º de dezembro com término no final de abril (um mês a mais do que o plano estadual).

O Porto de Santos também parou, por volta das 15h40, passando a operar sob a condição de Impraticabilidade. De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), as atividades serão retomadas assim que as condições melhorarem.

Em Guarujá, pela Prefeitura, foram registradas ocorrências de duas árvores no bairro Astúrias, sem causarem danos ou deixarem vítimas. Por conta da situação meteorológica, equipes da Defesa Civil foram a campo emitir alertas à população de áreas de risco. Essa sinalização foi reforçada para as áreas Cachoeira, Engenho, Macaco, Vila Zilda, Asa Delta, Canta Galo, Barreira, Vila Baiana e Vila Julia.

Até a publicação desta matéria, as demais cidades da Baixada Santista não informaram ocorrências em decorrência das fortes chuvas. Porém, o que não faltaram foram gravações feitas pelos próprios munícipes mostrando as situações enfrentadas por conta do temporal. Confira alguns registros:

GUARUJÁ

SÃO VICENTE

SANTOS

Euclydes da Cunha, em Santos

Rua Carlos Affonseca – Gonzaga
Arquivo/Guilherme Henrique Araújo

BERTIOGA

Riviera de são Lourenço – Vídeo Reprodução/Aconteceu em Bertioga


Riviera de são Lourenço – Vídeo Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Condomínio Morada da Praia – Vídeo Reprodução/Aconteceu em Bertioga

Recomendações da Defesa Civil

Para quem vai aproveitar o feriado prolongado de Carnaval, deve estar atento para algumas dicas. Caso for pegar a estrada, os cuidados com a segurança são indispensáveis na hora de dirigir e devem ser redobrados nessa época também devido às fortes chuvas.

Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro. Não saia do carro em caso de enxurrada. Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.

Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios, logo, em caso de tempestades se aproximando procure um local coberto e se proteja.

Em cachoeiras é comum a ocorrência da cabeça d’água, aquele fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água, portanto esteja atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água, normalmente fica mais escura, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio.

Cabeças d’água são extremamente traiçoeiras, pois podem acontecer mesmo sem ter chovido forte no local onde você estiver. Ao perceber esses sinais, saia da água e se afaste, pois, a enchente invade as laterais do rio, logo, as pedras ao redor não são seguras para se proteger.

Sempre quando sair para lugares sujeitos a enchentes ou enxurradas consulte a previsão do tempo para evitar aborrecimentos. Jamais entre áreas com enxurradas ou alagamentos. O melhor a se fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.

Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco, pois devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.