Torneio Santa Cecília FM de Tamboréu chega ao fim com promessa de grandes jogos
Por Santa Portal em 20/08/2023 às 08:00
O torneio Santa Cecília FM de Tamboréu, promovido pela Associação Nacional de Tamboréu (ANT) nas areias santistas, chega ao fim no próximo domingo, dia 20 de agosto, na ACDBS, em frente ao Moby.
Antes, no sábado, dia 19, acontecem as semifinais do torneio no mesmo local, com jogo da categoria Mista às 8h30, da categoria C, às 9h15, e da categoria B, às 10h.
Já no domingo, dia das decisões, a programação começa às 8h, com um café da manhã para os presentes, e segue da seguinte maneira:
08:30 – Jogos das Categorias D e Mista
09:15 – Jogos das Categorias C e B
10:00 – Jogo da Categoria A
Além disso, haverá também a presença e homenagem para autoridades locais, e outras atrações nas partidas finais: fisioterapia para os atletas no local, degustação de suplementos e voucher com acompanhante de restaurantes da cidade para os vencedores de todas as categorias.
O presidente da ANT, Arthur Antunes, está ansioso para as finais desta edição: “Tudo foi pensando esperando entregar mais um belo evento tanto dentro quanto fora de quadra. A cada campeonato estamos tentando abrilhantar as competições com novidades tanto para os atletas quanto para o público que vai assistir aos jogos. Com certeza serão jogos de altíssimo nível”.
Sobre a ANT
O tamboréu nasceu na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, em 1936, com a vinda de dois italianos, os Donadellis, que traziam dois “pandeiros” de aro de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 cm de diâmetro.
Ficavam jogando uma bola, um para o outro, em distâncias de cerca de 100 metros, nas praias, sem qualquer quadra ou rede. Com a continuação vieram as quadras, com 40, 38, 36 e por fim 34 metros de comprimento, que é a atual, por 10 metros de largura. A rede usada a princípio era a de tênis, hoje já são feitas exclusivamente para o esporte.
A Liga Santista de Tamboréu (LST) foi fundada em março de 1966 e diante da proporção e popularização que o esporte tomou na cidade, surgiu no dia 4 de janeiro de 2010 a Associação Nacional de Tamboréu (ANT), para massificar e divulgar esta modalidade esportiva hoje bastante difundida em toda a Baixada Santista, já se evidenciando na Capital do Estado e nas mais progressistas cidades do interior.
Formou-se então, na cidade de Santos, um verdadeiro colégio de praticantes e de aficcionados que, inegavelmente, é destinado ao desenvolvimento físico e à conservação de energias humanas, tanto para os jovens quanto para os de idade mais avançada, formando amigos e enriquecendo o patrimônio moral, social e esportivo dos clubes e das entidades respectivas.