Televisão, rádio e portal dividem compromisso com conteúdo

Por Marcela Ferreira em 26/01/2022 às 21:30

Com um dia a dia intenso na redação, equipes da televisão, rádio e portal dividem o compromisso com o conteúdo de qualidade, credibilidade e inovação no Sistema Santa Cecília de Comunicação. A integração entre os veículos é um diferencial que comprova que a inovação sempre foi a palavra de ordem nos 25 anos de história do Sistema.

A diretora de Jornalismo do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Natalie Nanini, conta que, sem uma equipe comprometida, é impossível fazer as engrenagens girarem. Por isso, ela apostou em profissionais de alto nível para colocar em prática o projeto de transformar a Santa Cecília TV em referência em jornalismo na Baixada Santista. Com dois anos de casa, ela espera deixar uma marca na história do Sistema.

“Eu digo sempre que jornalismo é feito por gente, e aqui nós temos gente da melhor qualidade. Acho que o Sistema chega aos 25 anos pelas pessoas que aqui estão, pelas pessoas que já passaram, que deixaram a sua contribuição, e pelo empenho dessas pessoas. Sou talvez uma das filhas mais novas do Sistema Santa Cecília de Comunicação, cheguei aqui com a missão de implantar um projeto, de transformar o Sistema Santa Cecília de Comunicação, a TV Santa Cecília, numa referência em notícia, porque a gente não pode perder o foco de que nós somos uma TV educativa”, diz.

Ela ainda ressalta que encara sua experiência como diretora de Jornalismo como uma missão. “Eu entendi que a missão é começar a devolver, para aqueles que vão iniciar a carreira, um pouquinho do que a jornada tinha me entregado. Tudo isso é resultado do trabalho de um time que joga junto com o projeto, que acredita. Sem essas pessoas comprometidas, nada disso seria possível. Tenho o sentimento de gratidão por terem acreditado na minha jornada, por ter um time que joga junto, e gratidão por poder aprender um pouquinho todo dia com cada um que está aqui”.

TV

O Sistema Santa Cecília de Comunicação tem em seu DNA a característica de ser sempre inovador. Foi assim que, com a transformação digital, os meios de comunicação passaram a ser mais integrados, unindo rádio, TV e portal.

A chefe de reportagem e apresentadora da Santa Cecília TV, Tatiana Marques conta que já teve quatro passagens pelo Sistema, sendo a primeira como estagiária.

“Tenho quatro passagens pelo Sistema. A primeira foi ainda como estagiária de jornalismo, quando a TV era recém-inaugurada e funcionava em uma casinha na esquina da Rua Cesário da Mota com a Avenida Conselheiro Nébias. Depois, voltei como repórter por duas vezes, e agora sou chefe de reportagem e apresentadora. Dessa última vez estou há 10 meses”.

Ela conta que, mesmo com a intensidade do dia a dia, o compromisso é sempre de levar notícias da melhor qualidade ao espectador. “O dia dia é uma loucura, e não poderia ser diferente. Temos o compromisso de colocar no ar uma hora e meia de telejornalismo diariamente, e a nossa preocupação é informar o telespectador com tudo que é destaque no dia na região de cobertura do sinal da emissora e repercutir assuntos nacionais que possam interessar a quem mora aqui. O Sistema Santa Cecília tem um diferencial muito importante. Não é comprometido. O jornalismo é feito com a verdade. E isso motiva os profissionais que aqui trabalham. Acredito que, assim, a TV cresce cada vez mais porque leva credibilidade ao telespectador.”

Portal

O editor-chefe do Santa Portal, Lucas Krempel, completou um ano de casa no início do ano, e as mudanças no veículo vão desde a estética até a evolução do conteúdo. Com experiência de 17 anos em jornalismo, ele afirma que o compromisso é sempre de manter o leitor bem informado.

“Temos um compromisso único e exclusivo de informar nosso leitor. Em tempos de fake news, é necessário nos consolidarmos como uma mídia imparcial, com credibilidade e sem caça-cliques. Jornalismo é muito sério, não pode ter espaço para desinformação ou sensacionalismo”, diz.

Para o editor-chefe, a responsabilidade com a equipe é dobrada com a presença de estagiários que cursam Jornalismo na Unisanta. “Sem dúvida alguma é uma responsabilidade imensa. A Unisanta é uma referência em comunicação. Nosso compromisso não se resume apenas em informar, traçar metas de audiência e pensarmos na comercialização. A formação desses jovens jornalistas é algo muito gratificante. Queremos ajudar na formação dessas pessoas e permitir que elas alcancem voos maiores, levando o nome do Sistema Santa Cecília pelo Brasil”.

Para o futuro, ambição não falta, e a possibilidade de realizar novas metas é alta. “A expectativa é aumentar ainda mais nossa audiência. Tivemos um crescimento de 7% em 2021 e seguiremos nessa alta constante. Vamos desenvolver projetos novos para impulsionar ainda mais o portal e consolidar como grande força do jornalismo regional.”

Rádio

O diretor artístico da Santa Cecília FM, Luiz Torquato, que foi aluno do Colégio Santa Cecília, lembra com carinho desta época, e sente-se integrante da história do Sistema Santa Cecília de Comunicação, trabalhando na rádio desde 2014.

“O que eu acho mais importante é que a gente continua fazendo aquilo que mais gosta, que é o rádio. O que eu acho fantástico, ao longo dos anos, é essa integração que a gente está tendo, com o sistema como um todo, a TV, com o Santa Portal, com as plataformas digitais, então isso está sendo uma coisa motivadora para todos nós”, diz.

Para ele, a transformação digital foi muito benéfica para o rádio, e ele espera que, futuramente, essa integração traga ainda mais frutos. “Na minha opinião, o rádio foi um grande beneficiado com a internet, ela impulsionou a audiência, você nem imagina em quantos lugares as pessoas estão conectadas pelo aplicativo da Santa Cecília FM, e conseguem ouvir a gente de qualquer parte do mundo. Isso é fantástico, porque proporciona um aumento sem precedentes da audiência do rádio, graças à internet”, explica.

Para os profissionais do Sistema Santa Cecília de Comunicação, o céu é o limite para traçar novas metas, mantendo como diretrizer a qualidade da informação, a integração entre as mídias e o compromisso com o leito, espectador e ouvinte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.