Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta auxilia Defesas Civis com monitoramento regional
Por Santa Portal em 22/02/2023 às 06:00
Auxiliando Defesas Civis da região com informações sobre marés, ondas e correntes, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta tem um trabalho de referência na região. Com um monitoramento 24h, o NPH emite previsões sobre toda a região da Baixada Santista, alertando prefeituras, organizações e a própria população sobre possíveis riscos por conta de condições meteorológicas.
Para essa semana, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta com previsão de um acumulado de cerca de 200 milímetros de chuva até sexta-feira (24). Segundo o pesquisador do NPH-Unisanta Renan Braga Ribeiro, as chuvas devem ocorrer de forma espaçada ao longo dos dias, com menos possibilidade de alagamento.
“Apesar de ter esse acumulado volumoso, a previsão indica que serão chuvas moderadas ao longo dos dias. Somando tudo isso vai dar um volume grande e como a gente já teve essa chuva anterior, bastante elevada, principalmente nas áreas de risco o solo continua encharcado e uma chuva um pouco mais intensa pode causar um problemas”, ressalta.
Conheça
O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) é um laboratório numérico, formado por professores e alunos das Faculdades de Engenharia e Biologia da Unisanta. Teve seu embrião em 1992 com a utilização do modelo numérico MOHID e a partir de 2000 se constituiu como o Núcleo de Pesquisas, possibilitando além do desenvolvimento de projetos científicos, a obtenção de uma extensa base de dados meteoceanográficos regionais.
Desde então, vem desenvolvendo atividades em pesquisa e consultoria no âmbito nacional e internacional nas áreas de modelagem numérica, monitoramento ambiental em ecossistemas aquáticos, sistemas de informações geográficas e geoprocessamento, buscando atender os setores portuário, defesa civil e de saneamento ambiental.
Neste período teve como parceiros: Praticagem do Estado de São Paulo, Defesa Civil de Santos, Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP, atual Santos Port Authority – SPA), SABESP, IO-USP, Prefeituras, entre outros.