Alunos da Unisanta se desenvolvem como profissionais no Sistema Santa Cecília de Comunicação
Por Marcela Ferreira em 24/01/2022 às 16:21
A relação entre os alunos e a redação torna o Sistema Santa Cecília de Comunicação uma fábrica de profissionais de sucesso. Ao longo desses 25 anos de história, aqueles que passaram pela Santa Cecília TV, pelo Santa Portal ou pela rádio Santa Cecília FM durante sua formação na Universidade Santa Cecília sabem que, não importa o que o futuro os reserva, eles estarão preparados.
Para a coordenadora dos estagiários do Sistema Santa Cecília de Comunicação e professora do curso de Jornalismo, Jamile Guimarães, para uma TV educativa, ter a participação de alunos no dia a dia é fundamental.
Ela, que coordenou o Espaço Unisanta, que ficou no ar por 15 anos, acredita que este é o maior exemplo de sucesso. “Um programa universitário com a responsabilidade e comprometimento de fazer parte de uma grade de uma emissora. Nesses 25 anos, muitos projetos foram ao ar. Programas de cinema, como Primeira Fila, de auditório como o Mulheres 10, o pioneiro Ensaio Geral sobre o universo do samba e muito mais. Os alunos sempre trouxeram ideias e a possibilidade de executá-las com o suporte profissional, o que nenhuma outra universidade e sistema de comunicação podem fazer”, conta.
Ex-alunos com carreiras de sucesso começaram no Sistema Santa Cecília
O jornalista Renan Fiuza, que hoje é repórter e apresentador na CNN Brasil, foi um dos muitos jornalistas que começaram a carreira pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação.
“É um orgulho falar da Santa Cecília TV, é uma emissora que pude participar como estagiário. Ainda como estudante de Jornalismo, dei meus primeiros passos na televisão na Santa Cecília TV. Tenho até hoje gravado meu primeiro teste para fazer parte da equipe de jornalismo. Pude estagiar por três anos e foi uma experiência incrível, aprendi muito. Os meus primeiros passos como jornalista na televisão foram na Santa Cecília TV, e sou eternamente grato”.
Cristiane Amaral, que é jornalista e apresentadora do Auto Esporte, na Globo, também relembrou seus momentos na Santa Cecília TV nesses 25 anos do Sistema.
“Eu tenho um carinho super especial. Foi na Santa Cecília TV que eu apareci e trabalhei pela primeira vez como jornalista, uma estagiária, há mais de 15 anos, no Espaço Unisanta. Foi onde aprendi a ter exemplos na profissão. Aprendi ali que a gente tinha que contar histórias de maneira diferente, ter um olhar criativo, e isso fez toda a diferença na minha profissão, eu fico muito feliz de ver o crescimento da Santa Cecília TV”.
Já o narrador do Grupo Globo, Odinei Ribeiro, conta que entrou no Sistema Santa Cecília de Comunicação para falar de esporte, como faz até hoje.
“Que privilégio poder falar dos 25 anos do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Trabalhei de 1999 a 2004 na Santa Cecília, o que foi fundamental para minha história de vida profissional. Eu trabalhei na Santa Cecília FM antes mesmo da inauguração, com nosso saudoso Armando Gomes, que montou uma equipe para transmitir os jogos do Santos pela rádio. Com o Armando, apresentei o Esporte por Esporte de 1999 a 2004, e além do programa, tive a honra de narrar os jogos da Unisanta de várias modalidades, que foram fundamentais para me trazer onde estou hoje.”
O jornalista e apresentador da ESPN e canais Disney, William Tavares, também parabenizou o Sistema Santa Cecília pelos 25 anos relembrando um pouco de sua trajetória como ex-aluno.
“A Santa Cecília TV foi a maior escola que poderia ter tido no jornalismo. Exerci a função de editor, de repórter, de apresentador, de produtor, fui estagiário, andei por todas as áreas, e isso me fez desenvolver muito. Se hoje faço um ao vivo com toda a tranquilidade, sossegado, sem precisar de teleprompter, foi porque desde a universidade tive tempo de me desenvolver. Parabéns por mais esse aniversário e obrigado por tudo.”