Santos registra, em média, um caso positivo de tuberculose por dia

Por Santa Portal em 23/04/2024 às 16:00

Marcelo Martins/Divulgação Prefeitura de Santos
Marcelo Martins/Divulgação Prefeitura de Santos

A cada dia, um santista recebe o diagnóstico de tuberculose. Essa média diária registrada pela Secretaria de Saúde de Santos tende a aumentar, conforme mais testes passam a ser feitos. Para chamar a atenção à doença, que tem cura após um tratamento de seis meses, Santos está convocando pessoas a fazerem o teste de tuberculose até sexta-feira (26). Os exames podem ser feitos diariamente nas policlínicas, das 7h às 10h, ou na Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI), na Rua da Constituição, 556, no Paquetá, das 8h às 11h.

Secretário de Saúde, Denis Valejo explica que o resultado do exame feito nas unidades de saúde (policlínicas ou no CCDI) sai em três dias. “É importante as pessoas virem fazer o teste, porque quanto mais testes fizermos, mais casos descobrimos e mais tratamentos são realizados, impedindo novos contágios”. No ano passado, Santos teve a confirmação de 490 casos de tuberculose. Este ano, o número já chegou a 116 casos.

A coordenadora do CCDI, Michelle Karine Cunha Ferreira informa que os principais sintomas da tuberculose são a tosse contínua por mais de três semanas, além de febre, geralmente no período da tarde, e o emagrecimento sem causa aparente. “Quem apresentar qualquer um dos sintomas, que podem ser associados ou não, deve procurar uma unidade básica de Saúde para fazer o exame”.

Michelle também destaca que há casos assintomáticos, nos quais a pessoa teve contato com alguém que tenha tuberculose. “Por isso é importante a pessoa vir fazer o teste, que é rápido, sigiloso e indolor”. O material (escarro) é recolhido em um pote, que é encaminhado a um laboratório, com resultado saindo em três dias.

Segundo ressalta Denis Valejo, quando uma pessoa é diagnosticada com tuberculose, o importante é ela não interromper o tratamento de seis meses com medicação – que é fornecida na rede pública municipal. “A partir do 16º dia de tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. Vale lembrar que uma pessoa com tuberculose pode transmitir a doença para outras 15 pessoas”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.