Praia Grande adquire insumos e curativos especiais para atender portadores de feridas
Por Santa Portal em 27/12/2023 às 16:00
Praia Grande está aprimorando o serviço de curativos oferecido aos pacientes em tratamento de lesões e ferimentos de maior complexidade. Chegou na última semana a primeira remessa adquirida de produtos e curativos especiais, que possuem tecnologia que traz inúmeros pontos positivos para os portadores de feridas. Deverão ser beneficiados cerca de 380 pacientes que são atendidos na rede de Atenção Primária do Município.
Segundo a diretora da Divisão de Enfermagem da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Giselly Prates, os curativos especiais possuem tecnologia que permitem a redução do número de trocas, mantêm a umidade ideal na lesão, reduzem a dor, controlam o odor, têm ação na redução do processo infeccioso e permitem acelerar a cicatrização e promover conforto aos pacientes.
“Uma lesão crônica traz uma série de mudanças na vida do indivíduo, tais como o isolamento social, a necessidade de adaptar-se às sessões diárias de curativos, o uso de medicamentos contínuos e os distúrbios de autoimagem. Essas alterações provocam a desmotivação e a incapacidade para o autocuidado, e para as atividades de vida e de convívio social. E com a chegada desses novos curativos nós avançamos no atendimento desse público com a padronização desses materiais e insumos específicos que trarão grandes ganhos a esses pacientes, melhorando a saúde e a qualidade de vida deles”, afirma Prates.
Num primeiro momento, os materiais serão centralizados pela Comissão de Curativos do Município, formada por profissionais de saúde da rede especialistas nesse cuidado. Para ter acesso, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) deve fazer a solicitação junto à comissão e a enfermeira estomatoterapeuta (especialista em feridas) Andrea Prado faz a avaliação do paciente e, caso o mesmo se enquadre nos critérios, é feita a admissão do paciente ao serviço conforme a necessidade dele. “Aqueles pacientes com lesões de maior gravidade serão priorizados, recebendo os materiais e o atendimento em suas unidades de saúde, após avaliação da equipe da comissão”, destaca Prates.
Estão programados para 2024 uma série de capacitações e treinamento para levar o conhecimento para os demais profissionais da rede municipal de saúde e ampliar o serviço oferecido no Município.