Pacientes com fibromialgia têm direito a atendimento preferencial em Guarujá

Por Santa Portal em 07/02/2025 às 16:00

Reprodução
Reprodução

Guarujá disponibiliza aos portadores de fibromialgia, o benefício do atendimento preferencial em órgãos públicos e empresas públicas e privadas do Município. Para obter o benefício, o paciente precisa comparecer no Ambulatório de Referência em Especialidades e Saúde da Mulher (ARE), e apresentar laudo médico, RG e comprovante de residência. O endereço é Avenida Marivaldo Fernandes, s/n° – Vila Júlia.

De acordo com a Prefeitura, a Lei Municipal nº 4.705/19 contempla os pacientes acometidos pela patologia com o atendimento preferencial, a exemplo dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A fibromialgia é uma doença que se caracteriza por dores persistentes e generalizadas por todo corpo. A síndrome causa danos, principalmente, na musculatura, ocasionando então o rápido cansaço. O fator emocional também é afetado, trazendo problemas de ansiedade, depressão e alterações intestinais, gerando, por consequência, o sono desajustado.

Conforme a secretária de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) e também portadora da fibromialgia, Rosana Dias Antoniette, é importante que as pessoas que sofrem com a doença busquem realizar o cadastro. ‘’O benefício é um alívio para as pessoas acometidas pela doença. É uma vitória minha e de  todos os pacientes. É uma vitória para Guarujá’’, pontuou.

Estatísticas

Segundo atestam os dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil. Acomete principalmente mulheres entre 30 e 55 anos, e com menor frequência, pode também ser diagnosticada em crianças, adolescentes e idosos. A estimativa é que a doença atinja cerca de 2,5 milhões de brasileiros.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.