Consumo de frutas, legumes e verduras faz bem, mas tem contraindicações
Por Anna Clara Morais em 05/03/2025 às 06:00

Para manter a saúde em dia e o bom funcionamento do corpo é importante garantir o consumo diário de frutas, legumes e verduras. Cada um desses alimentos funciona como fonte de nutrientes essenciais para a regulação do organismo. Porém, a depender da situação de cada indivíduo, alguns desses alimentos podem possuir contraindicações.
De acordo com a nutricionista Lethicia Nunes, algumas frutas, para pessoas com diabetes ou gastrite, por exemplo, podem fazer mal à saúde. Melancia, abacaxi, manga, uva e banana possuem alto índice glicêmico, o que deve ser evitado, pois elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue após o consumo.
“O ideal seria que, ao consumir tais frutas, incluir fontes de fibra como o farelo de aveia ou psyllium”, alerta a nutricionista.
Entretanto, de modo geral, frutas, legumes, verduras e folhas são altamente recomendados, pois se transformam em vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes ao serem digeridos. A nutricionista afirma ainda que o melhor caminho é a variedade na alimentação, pois desta forma, há a sinergia entre os nutrientes e equilíbrio para a saúde.
Além disso, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de cinco porções de frutas e vegetais diariamente, o equivalente a quase 400 gramas. Além disso, essa recomendação é reforçada por outras entidades, como o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer.
Os benefícios proporcionados por uma alimentação rica nesses alimentos são diversos e podem contribuir com muitos órgãos, o que deve garantir uma saúde plena e completa.
“Melhora da saúde gastrointestinal, por serem fontes de fibras, o que alimenta a microbiota intestinal e favorece o aumento de bactérias boas; fortalecimento do sistema imunológico por conta das vitaminas e minerais presentes; proteção das células contra os radicais livres, devido aos antioxidantes naturais; melhora na saúde cardiovascular, óssea e até mesmo influência na saúde mental”, completa Lethicia.
Para incorporar esses elementos como parte da rotina, o segredo é inovar e variar na preparação.
“A chave é incluir o colorido no prato e experimentar novas formas de preparo. Comece o prato de comida com a salada, aproveite esse calor para incluir na rotina. Varie nos legumes, que possuem ampla diversidade colorida e cheia de nutrientes. As frutas podem servir como sobremesa, de preferência aquelas ricas em vitamina C, como laranja, abacaxi, uva e morango, que auxiliam na absorção de ferro”, recomenda a nutricionista.