Novembro Roxo: Santos promove momento de sensibilização com mães de bebês prematuros
Por Santa Portal em 25/11/2023 às 08:00
Experiências, conselhos e celebrações foram trocados por mães de bebês prematuros atendidas pelo Hospital e Maternidade Silvério Fontes, em Santos, na tarde desta sexta-feira (24), durante comemoração alusiva ao Novembro Roxo. O encontro, realizado em um amplo espaço da Paróquia Sagrada Família (Castelo), contou com palestras de profissionais da saúde, palavras de conforto e apoio às participantes.
“Queremos que os participantes saiam daqui ainda mais fortes, sabendo que o prematuro tem muita garra e toda uma vida pela frente. A gente trabalha incansavelmente para prestar toda a assistência de que eles precisam”, afirmou a organizadora e enfermeira obstetra do Complexo Hospitalar, Denise Dias.
Para a comemoração, foram selecionados três temas a serem discutidos: manobras de desengasgo (passo a passo de como agir em caso de engasgo por corpo estranho), causas e cuidados da prematuridade e a palestra final, ‘Vencendo o medo do desconhecido’, para tranquilizar e instruir mamães que estão com recém-nascidos ainda em observação.
O Secretário de Saúde, Adriano Catapreta, pontuou o trabalho da secretaria e uma importante conquista para Santos. “Estamos promovendo cada vez mais ações para vermos crianças nascendo saudáveis. Em 2022, a Cidade chegou a um índice de mortalidade infantil de 7,3 por mil nascidos vivos, atendendo à meta da Organização Mundial da Saúde, que é inferior a 10 por mil nascidos vivos”.
Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos
Emocionada, Joyce Fernandes, 21, acompanhada da filha Ana Valentina, 6, deu um depoimento sobre o apoio que recebeu anos atrás quando teve que lidar com a prematuridade. “Foi difícil na época. Eu tinha 14 anos e, além da minha mãe, as enfermeiras obstetras do Silvério Fontes me deram o suporte que eu precisava. Sou muito grata a todas e é por isso que estou aqui hoje, forte e com uma filha linda”.
Novembro Roxo
Celebrado em 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade foi instituído em 2008 para viabilizar ações referentes a nascimentos prematuros, com a intenção de melhorar as condições de desenvolvimento dos recém-nascidos. Por essa razão, a Prefeitura organiza programação dedicada à condição com atividades realizadas durante todo o mês.
São considerados prematuros os bebês que nascem antes da 37ª semana de gestação e podem apresentar órgãos imaturos, baixo peso, cérebro ainda em desenvolvimento e, portanto, maior risco de complicações e necessidade de assistência multiprofissional nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIs Neonatais).
Por meio do Programa Mãe Santista, Santos oferece o pré-natal nas policlínicas e, para as gestações de risco, no Instituto da Mulher e Gestante. Todos os bebês recebem acompanhamento até o segundo ano de vida, em especial os prematuros.