Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Mutirão em Santos avalia necessidade de óculos em pacientes

Por Santa Portal em 06/04/2025 às 13:00

Francisco Arrais/Arquivo Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Arquivo Prefeitura de Santos

Para acelerar o atendimento de oftalmologia a casos de baixa complexidade em Santos, a Prefeitura iniciou uma mobilização para realizar exames de refração, que são aqueles para avaliar a necessidade do uso de óculos ou lentes corretivas. O mutirão de atendimento é realizado aos sábados e domingos no Ambulatório de Especialidades da Zona Noroeste (Ambesp ZNO – Avenida Aprovada, 927, Castelo).

Pacientes a partir de 16 anos de idade de todo o Município que aguardam por este tipo de avaliação estão sendo chamados. São realizados exames de visão e fornecidas receitas de óculos para pacientes diagnosticados com miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Ao todo, serão oito finais de semana de atendimento. O primeiro foi realizado em 22 de março e o último está previsto para 27 de abril. Pouco mais de 450 pacientes serão atendidos.

O atendimento é feito por equipe multidisciplinar formada por oftalmologistas, auxiliares de enfermagem, enfermeiras e secretárias, que trabalham em conjunto para garantir o sucesso do mutirão.

Além das consultas, os participantes recebem orientações sobre cuidados com a saúde visual e prevenção de doenças oculares. Nos casos em que os pacientes necessitem de outros tipos de avaliação ocular, são encaminhados a uma consulta ambulatorial completa.

“Nossa equipe técnica está em constante avaliação das demandas em nossa rede e temos o objetivo de aprimorar o acesso dos pacientes a exames e consultas”, destacou o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez. 

O agendamento dos pacientes é realizado pela equipe do Ambesp ZNO por contato telefônico. Os pacientes são chamados de acordo com o tempo de espera (o mais antigo para o mais recente). É importante que o telefone que consta no prontuário do paciente esteja correto.

Quem precisa atualizar dados pessoais junto à Secretaria de Saúde deve se dirigir à policlínica de referência do local de moradia.

loading...