Hospital Irmã Dulce vai receber verba de R$ 1,7 milhão do Ministério da Saúde
Por Santa Portal em 02/01/2024 às 06:00
Praia Grande obteve mais um recurso para aprimorar e ampliar o atendimento em saúde da população, abrangendo não apenas o Município como toda a Baixada Santista. A Prefeitura de Praia Grande viabilizou para 2024 junto ao Ministério da Saúde o repasse de R$ 1,7 milhão para o custeio do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID), equipamento referência do Estado na Região nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. O recurso foi obtido através de emenda parlamentar do deputado federal Alberto Mourão.
O recurso destinado ao incremento de média e alta complexidade (MAC) será utilizado para os 271 leitos que compreendem o CHID e também para a realização de cirurgias de urgência e emergência. “O custeio dos serviços de assistência a média e alta complexidade têm o objetivo de melhorar o atendimento à população incrementando o financiamento da rede de atendimento e, ainda, atuando na ampliação dos serviços oferecidos”, destaca a cirurgiã-dentista Lucia Helena Corte Alcantara, técnica da Subsecretaria de Planejamento em Saúde da Sesap.
“Esse recurso vai ajudar a melhorar ainda mais os serviços prestados pelo Hospital Municipal Irmã Dulce, um equipamento 100% SUS e que acolhe pessoas não só de Praia Grande, mas de toda a Baixada Santista e até mesmo de outras cidades do Estado”, afirmou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.
O hospital
O Hospital Municipal Irmã Dulce é um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista. Com mais de 270 leitos, o equipamento público atende pacientes de toda a Região e conta com aparelhos modernos, de última geração, além de corpo clínico altamente capacitado.
O HMID é unidade-referência do Estado na Baixada Santista nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.
No Centro Cirúrgico do Irmã Dulce trabalham 15 equipes de diferentes especialidades: anestesiologia, traumatologia, vascular, cabeça e pescoço, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, otorrinolaringologia, neurologia, proctologia, urologia, pediatria, cirurgia torácica, bucomaxilo e cirurgia plástica. O local também recebe equipes vindas de hospitais de referência para captação de órgãos de doadores falecidos.
Maternidade
Outra área de destaque do Hospital é a Maternidade, a mais completa da Região, com equipe de neonatologistas, UTI neonatal totalmente equipada, estrutura que poucos hospitais de Região possuem. Isso, aliado a um acompanhamento de saúde completo durante o pré-natal na rede de Atenção Primária faz com que o Município tenha atualmente o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com apenas 9,3 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, segundo dados de dezembro.
A Maternidade recebeu apoio na equipe e conta com 26 leitos, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para casos mais complexos e que, por isso, recebem pacientes de municípios próximos. Além disso, recentemente, a Prefeitura implantou um sistema de monitoramento neurológico 24 horas por dia de bebês prematuros, promovendo um melhor atendimento dos recém-nascidos e evitando lesões cerebrais e sequelas posteriores.
PS Central
O HMID também ganhou um reforço no atendimento com a inauguração em janeiro do Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina. O local atende urgências e emergências todos os dias da semana, 24 horas. Nos primeiro ano de funcionamento, o equipamento realizou aproximadamente 200 mil atendimentos.
A nova unidade substitui o antigo PS que ficava localizado em área anexa ao Hospital. O local conta com sete médicos que fazem o atendimento clínico geral, além de pediatra, ortopedista, além de consultório odontológico com cirurgião-dentista para casos urgentes. No equipamento é possível fazer exames de tomografia, raios-x e laboratoriais, proporcionando mais informações para aprimorar a avaliação dos profissionais de saúde. Outro diferencial são as duas salas de cirurgia para procedimentos ambulatoriais.
Desta forma, o novo PS amplia o atendimento oferecido pela rede de Urgência e Emergência, enquanto o Hospital poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.