29/08/2023

Colesterol alto pode gerar problemas cardíacos e cerebrais; entenda

Por Gustavo Sampaio em 29/08/2023 às 06:37

Problema que afeta cerca de 40% da população brasileira, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o colesterol alto pode causar diversos problemas para a saúde no futuro.

O nível normal do colesterol fica em cerca de 200 mg/dL, podendo chegar até 239 mg/dL, enquanto o alto nível de colesterol corresponde a 240 mg/dL. O colesterol abaixo de 200 mg/dL também pode causar problemas psicológicos, como depressão, crises de pânico e ansiedade, além de disfunção erétil e falta de libido.

A doença é imperceptível a curto prazo, pelo fato de ser assintomática, mas não se engane, os efeitos negativos chegarão ao longo dos anos e podem ser graves.

De acordo com a nutricionista Tatiana Pontes, o colesterol alto pode desencadear doenças cardíacas, problemas cerebrais e no sangue. 

“Quando o colesterol alto está aumentado no sangue por longos anos, as doenças coronárias são os principais problemas que podem ocorrer, pois provoca acúmulo de placas de gordura nos vasos do corpo causando aterosclerose, AVC ou infarto do miocárdio”.

O mais importante é que a doença pode ser tratada com apenas mudanças de hábitos, como prática de exercícios e alimentação saudável. 

De acordo com a nutricionista, as recomendações para uma dieta balanceada

• Restrições de gordura saturada que são de origem animal como as carnes vermelhas, leite integral, queijos amarelos, manteiga e embutidos.

• Dar preferência para as gorduras de origem vegetal como azeite, abacate e oleaginosas.

• Evitar alimentos ultraprocessados que apresentam gordura trans, como salgadinhos, biscoitos, bolachas recheadas e frituras.

• Priorizar o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, pois são ricos em fibras que ajudam a diminuir a absorção do colesterol. Além de serem alimentos ricos em antioxidantes, que favorecem o bom funcionamento do organismo, mantendo uma boa saúde.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.