Câncer no colo do útero é o terceiro mais comum entre mulheres
Por Anna Clara Morais em 06/04/2025 às 07:00

O câncer do colo do útero (CCU) é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás apenas de mama e cólon, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda segundo o INCA, só em 2022, foram registrados cerca de 16.710 novos casos da doença, número que representa uma incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
Este tipo de câncer é causado principalmente pela infecção pelo vírus do HPV, o Papilomavírus Humano, a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum do mundo, segundo o Ministério da Saúde.
Embora a contaminação pelo HPV seja comum e, segundo o INCA, atinja cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas em algum momento de suas vidas, nem todas as infecções pelo vírus resultam em câncer, já que na maior parte das vezes elas acabam regredindo naturalmente.
No entanto, conforme o oncologista Franklein Vieira, apesar da infecção ser muito frequente na população, o contágio poderia ser evitado com simples atitudes.
“As principais características do câncer no colo do útero são dores nas relações sexuais, sangramento e a infecção pelo HPV, que pode ser prevenida através da vacinação e do uso de preservativos”, completa o médico.
O oncologista alerta ainda que a maioria das mulheres consegue ter uma recuperação total da doença, mas as chances aumentam quando há o diagnóstico precoce, viabilizado pelos exames de rotina pedidos pelo ginecologista.
Além disso, o médico salienta a importância da conscientização em relação ao câncer e as maneiras de garantir a prevenção, já que a vacinação contra o HPV é prevista no calendário vacinal de meninos e meninas de 9 a 14 anos.