Baixada Santista registra dois casos de gripe aviária

Por Santa Portal em 11/07/2023 às 16:00

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

A Baixada Santista teve recentemente a confirmação de dois casos de gripe aviária, do suptipo H5N1, em aves silvestres encontradas nas cidades de Santos e Guarujá. No entanto, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informa que ainda não há registro da influenza aviária em humanos, no Brasil.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Guarujá confirma que teve um caso de gripe aviária na Cidade, que foi registrado ao final do mês passado. Trata-se de uma ave migratória, da espécie trinta-réis real. Após a constatação do caso, a Secretaria encaminhou o animal para a Base de Biopesca da Praia Grande, para coleta de exames. “No momento, não há casos suspeitos da doença em outras aves e tampouco em humanos’, destaca a nota da Administração Municipal.

“Além disso, tão logo da confirmação do caso, Guarujá realizou ação conjunta de busca ativa e de educação em saúde, entre a Divisão de Zoonoses e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, em um raio aproximado de 10 quilômetros a partir da localização da ave. Os moradores locais foram abordados e, cuidadosamente, instruídos acerca da doença, sinais clínicos em humanos e animais, e das formas de prevenção e controle’, acrescenta a Prefeitura de Guarujá.

Em Santos, a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) do município recebeu uma notificação do Governo do Estado, em 30 de junho, sobre o caso positivo de gripe aviária em ave da espécie trinta-reis encontrado, na Praia da Aparecida.

Esta ave recebeu o primeiro atendimento pelo Instituto Gremar, responsável pelas ações dentro da faixa de areia. A necrópsia foi conduzida pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.

“Foi realizado monitoramento entre os contactantes da ave e nenhum referiu sintomas clínicos e/ou gripais. Foram protegidas medidas de uso de máscara e para evitar contato com pessoas sobreviventes por 10 dias, bem como etiqueta respiratória e uso de álcool gel assiduamente. As pessoas que tiveram contato coma ave são oriundas de Praia Grande, Diadema, São Paulo e São Vicente e são monitoradas pelas vigilâncias de suas cidades”, diz a Prefeitura de Santos.

A Administração Municipal informa ainda que, desde 12 de junho, seguindo a deliberação dos governos estadual e federal para todos os municípios, a Secretaria do Meio Ambiente de Santos determinou que os parques Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes não seguissem mais aves encaminhadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar Ambiental por um prazo de 180 dias – os animais permaneceram em quarentena na unidade da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) do Bom Retiro.

“Neste período, esta unidade não atendeu nenhum caso suspeito ou confirmado de ave com gripe aviária. Os casos devem ser notificados à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento”, conclui a nota de Santos.

Até o momento, as outras sete cidades da Baixada Santista não tiveram registros de casos de gripe aviária.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.