Saruê e filhotes são resgatados por agentes ambientais em casa no Japuí

Por Santa Portal em 10/01/2025 às 16:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A equipe da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou um saruê, também conhecido como gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), que encontrava-se em uma residência no bairro Japuí, em São Vicente.

Na manhã do último domingo domingo (5), por volta das 10h, os agentes realizavam patrulhamento preventivo, quando receberam um chamado do Centro de Controle Operacional (CCO) para realizar o resgate do animal. No pedido, o munícipe informava que o saruê havia entrado em sua casa, aninhando-se com seus filhotes em uma caixa de ferramentas. Imediatamente, a equipe deslocou-se e efetuou o resgate.

Os animais passaram pelos devidos cuidados e, posteriormente, foram soltos em uma área de mata dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí. A área do parque possui 901 hectares e abriga fragmentos de Mata Atlântica do litoral paulista, englobando uma série de biomas: matas de encostas, restingas, costões rochosos e praias arenosas.

Espécie

O gambá-de-orelha-preta costuma possuir 37 centímetros de comprimento no corpo, e outros 33 centímetros em sua cauda. Por esse motivo, é uma das maiores espécies de marsupiais no Brasil. Pesam entre 1,3 e 1,5 kg, com as fêmeas sendo um pouco mais leves e menores.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.