São Vicente confirma adesão e assina primeiro novo PAC da Baixada Santista
Por Santa Portal em 26/06/2024 às 16:00
Na manhã desta segunda-feira (24), o prefeito Kayo Amado, acompanhado da secretária da Educação de São Vicente, Nívea Marsili, se reuniu no Salão Nobre do Paço Municipal com representantes da Caixa Econômica Federal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para assinar a adesão do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que trará uma série de investimentos vindos do Governo Federal voltados à Educação em São Vicente.
São Vicente já havia sido a primeira cidade da Baixada Santista a inscrever seis projetos no novo PAC, e agora se torna também a primeira a ter aprovação e assinatura em definitivo dentro do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação, que garante investimentos para retomada de 3.783 obras em creches, escolas e quadras de esporte de estados e municípios em todo o País.
Dentro dos projetos inscritos na área da Educação e Tecnologia, foram aprovadas para recebimento de recursos a construção de uma creche que atenderá os bairros Nova São Vicente, Vila Matias, Vila Ema e o núcleo Fazendinha.
“A gente não mede esforços para conseguir entregar uma educação de qualidade. Então vamos trabalhar com todas as frentes possíveis, seja com orçamento próprio ou buscando recursos, porque o fim disso é para que as crianças, cada dia mais, tenham qualidade dentro dos nossos equipamentos”, afirmou Nivea Marsili.
“Quando o governo federal lança o PAC, traz para todos uma situação igual de poder apresentar os projetos. A gente fica muito feliz que em São Vicente, além de incluir os projetos, a sua parte técnica consegue também atender as demandas que são necessárias para que possamos fazer essas assinaturas. Estamos muito contentes de ser a primeira assinatura aqui da superintendência que pega tanto a Baixada Santista quanto o Vale do Ribeira. É um grande orgulho, uma grande satisfação estar aqui com vocês, parabenizando também a prefeitura de São Vicente”, disse Gilson Lira de Almeida, da Superintendência de Rede Litoral Paulista e Vale (SP).
“O que era terreno abandonado, a gente vai transformar em futuro. Creche nova para as nossas crianças de São Vicente”, comentou o prefeito Kayo Amado.
PAC
O novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Todo o esforço conjunto visa a acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.
Por meio do Programa, serão construídas 685 novas escolas de tempo integral, bem como 1.178 creches e escolas de educação infantil. Também serão adquiridos 1.500 ônibus escolares, destinados ao Programa Caminho da Escola. O investimento previsto nesta etapa é de R$10,7 bilhões.
Em 2023, foi publicada a Lei nº 14.719 que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica e garante a retomada de 3.783 obras de creches, escolas e quadras de esporte em 1.666 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal.