Sala da advocacia é inaugurada pela presidente da OAB SP no CPP de São Vicente
Por Santa Portal em 18/04/2024 às 16:00
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), juntamente com a OAB São Vicente e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), inaugurou a sala da advocacia no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que fica próxima à porta de entrada do estabelecimento penal.
A iniciativa foi comemorada pela presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, durante a inauguração na tarde de quarta-feira (17). De lá, a dirigente foi até a OAB local para participar da entrega de carteiras a 19 novos advogados e estagiários.
“Essa foi uma conquista da presidente da Subseção junto à sua diretoria. Por isso, sempre destaco a importância desse nosso relacionamento com as Subseções. Porque a Subseção está na ponta. É ela que atende, que faz a realização e a entrega. E nós temos sempre que apoiar e dar todo o incentivo, porque quem ganha é a advocacia”, exaltou.
A conquista também foi celebrada pela presidente da OAB São Vicente, Josiane Cristina. Ela relatou que o atendimento aos advogados no local não era confortável e nem seguro. “A classe da advocacia não tinha onde deixar seus pertences. Os advogados precisavam aguardar sempre do lado de fora, o que gerava um certo desconforto. Essa foi uma forma que encontramos para que eles exerçam a sua profissão de maneira realmente mais eficaz e cômoda para todos”, apontou.
Atualmente, o CPP de São Vicente conta com 1.060 detentos do regime semiaberto. Muitos deles prestam serviços comunitários e zeladoria nos municípios da Baixada Santista. A construção da sala da advocacia foi mais um trabalho realizado por eles. O local conta com cadeiras, mesa com um computador e impressora, armário e um toalete.
Além das presidentes das Subseções, estiveram presentes na inauguração o diretor da unidade prisional, Danilo Tobias Oliveira; o secretário-adjunto da OAB São Vicente, Adriano Neves Lopes; a tesoureira da OAB São Vicente, Graziele Kliman; e o presidente da Comissão de Segurança da OAB São Vicente, Carlos Manuel Duarte Marques.
Entrega de carteiras
Após a inauguração da sala dos advogados, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, foi paraninfa de 19 novos advogados em São Vicente. Em seu discurso de abertura da cerimônia de entrega de carteiras, a dirigente da Secional paulista pediu uma salva de palmas a todos os familiares que estavam presentes no auditório.
“Sem o amor dessa pessoa, sem a confiança e o investimento, muito provavelmente vocês não estariam aqui hoje”, ressaltou. Ela também lembrou que apenas 20% dos bacharéis em Direito passam no Exame da OAB. “A prova é do nível de um concurso público, de magistratura e do Ministério Público. Valorizem essa conquista e honrem a sua própria história”, enfatizou Vanzolini.
Entre os novos advogados, estavam mãe e filha, que estudaram juntas. Lucienne Valente, de 56 anos, e Julia Vallente Pereira, 23, comemoraram com orgulho a conquista da carteira da Ordem. “Foi um processo muito intenso e, hoje, é muito gratificante receber a carteira ao lado da minha mãe. Passamos por muitas coisas juntas e esse momento será inesquecível”, disse Jullia, emocionada.
Também participaram da cerimônia de entrega de carteiras a tesoureira da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Solange Coelho; a presidente da OAB São Vicente, Josiane Cristina; o secretário adjunto, Adriano Neves Lopes; a secretária-geral, Maristela Ferreira; e a tesoureira da Subseção, Graziele Kliman.