Professores em greve realizam novas manifestações nesta sexta em São Vicente
Por Santa Portal em 04/04/2025 às 05:00

Os servidores da educação de São Vicente que aderiram à greve realizam, nesta sexta-feira (4), mais duas manifestações. Os protestos ocorrem às 8h, no teleférico da cidade, e às 13h, em frente ao Paço Municipal.
Cerca de 500 professores comparecem à primeira manifestação da greve, também em frente ao Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira (3). Na parte da tarde, os servidores foram até a Câmara Municipal para dialogar com os vereadores.
Os servidores reivindicam a correção inflacionária de 4,82%, o plano de recuperação salarial referente aos anos de 2021 a 2023 e o aumento na cesta básica e no auxílio educação.
A Prefeitura de São Vicente apresentou ao Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação (Sintramem) uma proposta de reajuste salarial de 3,5%, o que resultaria em um aumento de apenas R$ 0,80 no valor da hora-aula. A proposta foi rejeitadas em assembleia, e, diante da decisão da administração municipal de não dar continuidade às negociações, os trabalhadores aprovaram a greve.
Decisão da Justiça rejeita paralisação total
A Justiça rejeitou a paralisação total dos professores de São Vicente, após o Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação (Sintramem) rejeitar a proposta feita pela Prefeitura.
“A decisão da justiça de rejeitar a paralisação foi divulgada na tarde desta terça-feira (1º) e determinou que 70% do quadro docente continue trabalhando nas escolas do município”, disse a Prefeitura.
Em um novo posicionamento emitido pela Prefeitura de São Vicente no fim da tarde desta quinta, a administração alega que o Sintramem descumpriu a determinação judicial. Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de São Vicente informa que o Sindicato dos Trabalhadores no Magistério e na Educação Municipal de São Vicente (Sintramem) descumpriu a determinação judicial de manter 70% dos profissionais da educação atuando nas escolas e, também, não compareceu à audiência de conciliação marcada para a tarde desta quinta-feira (3), no Tribunal.
O não comparecimento de representantes do Sintramem prejudica as tratativas para que a situação da paralisação seja resolvida da melhor forma, sem mais prejuízos para os alunos e para os professores, pois seria nesse momento que a negociação aconteceria, bem como tratativas sobre descontos por faltas e sobre reposições. O sindicato foi devidamente intimado na manhã da quinta-feira, inclusive quanto à audiência de conciliação, optando deliberadamente por não participar.
A Prefeitura de São Vicente ressalta que está empenhada em resolver a situação, dentro, claro, da responsabilidade fiscal com as verbas disponíveis para este ano e sem prejudicar outros investimentos na educação vicentina.”