Processo de demolição do antigo Crei chega a 60%
Por Santa Portal em 27/04/2024 às 19:00
A demolição total do Crei, iniciada em janeiro deste ano, está cada vez mais próxima de ser concluída, com 60% dos trabalhos concluídos. Também já está assinado o autorizo para a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de São Vicente, que será construída no lugar da antiga rede de urgência e emergência.
O processo de demolição e limpeza do espaço será concluído em cerca de 180 dias desde o início da demolição. Posteriormente, será viabilizado o início das obras da UPA Central.
A nova unidade contará sala de urgência e emergência, controle e repouso adulto e pediátrico, Raio-X, consultórios odontológicos, clínicos e pediátricos, postos odontológicos, sala para vacinas, sala de inalação, eletrocardiograma, assistência farmacêutica e almoxarife, sala de higienização e entre outros.
O montante necessário para a construção da unidade foi adquirido através de tratativas do prefeito com o Governo do Estado, que destinou R$16 milhões.
“São Vicente terá uma UPA para chamar de sua. Parte do nosso desafio era recuperar a credibilidade de São Vicente. O morador da Área Continental tem visto de perto a diferença do PS do Rio Branco. Na Área Insular temos o PS central, que já é muito melhor do que o que se via no Crei. A UPA será histórica para o Município”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.
“A Unidade de Pronto Atendimento atenderá com mais dignidade a população vicentina. Teremos um equipamento moderno, tecnológico e que irá suprir necessidades que o Crei não estava apto a fazer”, enfatizou Michelle Santos, secretária da Saúde.
Os atendimentos de urgência e emergência e demais atribuições estão sendo realizados momentaneamente no Pronto-Socorro Central, localizado na Linha Amarela (Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425 – Vila Margarida). O espaço foi completamente estruturado para receber os pacientes adequadamente.
A iniciativa integra o programa ‘Nova Saúde São Vicente’, que visa reestruturar os principais equipamentos de Saúde da Cidade e colocar São Vicente em um novo patamar de desenvolvimento no setor.
Até então, além da demolição do Crei e anúncio da UPA Central, o programa já contemplou históricas conquistas, como a entrega do Hospital do Vicentino (HDV), integrado ao Quarteirão da Saúde, o Complexo de Especialidades Médicas de São Vicente (Cemesv) e a construção do Complexo Materno Infantil.