MC Primo vira nome de praça em São Vicente no dia da absolvição de PM acusado de matar o funkeiro
Por Rodrigo Cirilo em 20/07/2024 às 07:00
A praça localizada entre a Avenida do Contorno e as ruas Helvetia e Graciliano Ramos, no Jóquei Clube, em São Vicente, passou a se chamar Praça Jadielson da Silva Almeida “MC Primo”, em homenagem ao funkeiro assassinado no mesmo bairro, em 2012. A lei 4572/2024, que criou a denominação, foi promulgada pelo prefeito Kayo Amado (Podemos) na última terça-feira (16).
A sanção aconteceu no dia em que o policial militar Anderson de Oliveira Freitas, acusado de matar MC Primo, foi absolvido por maioria dos votos após enfrentar júri popular. O PM respondia uma denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP), em dezembro do ano passado, com base em um exame pericial que comprovou que um dos 11 projéteis que atingiram MC Primo saiu da arma de fogo do suspeito.
No entanto, de acordo com o advogado de defesa do PM, Emerson Lima Tauyl, o laudo da acusação estava “fora dos padrões mínimos de perícia”, que colaborou com o resultado para a absolvição do policial.
Relembre o caso
MC Primo foi abordado, em 19 de abril de 2012, por criminosos que estavam em uma motocicleta e em um carro branco quando chegava em sua residência, no Jóquei Clube, em São Vicente.
Um homem encapuzado teria abordado MC Primo e, após pedir que a mulher e os dois filhos do funkeiro entrassem na casa, teria efetuado 11 disparos contra o cantor.
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), o funkeiro sofreu quatro perfurações no tórax, duas na coxa direita, uma no ombro, três nas costas e uma no punho esquerdo.
No primeiro semestre do ano, o vereador Rodrigo Digão (PP) criou o projeto de lei (PL) 81/2024, homenageando MC Primo, com o nome da praça. O PL foi aprovado na Câmara Municipal e, posteriormente, sancionado pelo Executivo.