Pescador é multado após capturar peixe em extinção e tentar fugir em área de proteção ambiental

Por Santa Portal em 26/07/2024 às 10:00

Divulgação
Divulgação

Um pescador foi multado em R$ 7.200 após pescar um peixe mero, espécie em extinção, e tentar fugir de uma equipe da Polícia Militar Ambiental Marítima na tarde da última quarta-feira (24). A autuação ocorreu durante um patrulhamento ostensivo e preventivo náutico, em atendimento a uma denúncia, durante a Operação Impacto, na ‘Garganta do Diabo’, área de proteção ambiental marinha, sentido Ponte Pênsil, em São Vicente.

De acordo com a unidade especializada, o homem estava em uma embarcação pesqueira, ao lado de outro suspeito, quando mudou de rota ao notar a presença de uma embarcação policial. A dupla margeou a costa do Parque Estadual Xixová Japuí e iniciou a fuga em direção à Ponte Pênsil.

Os agentes acompanharam o barco dos suspeitos até que, próximo à faixa de areia, os dois pularam na água e abandonaram a embarcação, carregando um peixe de grande porte. Durante a transição, a equipe identificou que um dos pescadores havia sido autuado na terça-feira (23) por crime ambiental.

Nas proximidades do início da fuga, os policiais encontraram um dos homens em uma construção inabitada, com o pescado mero. O pescador assumiu estar ciente da proibição da pesca da espécie. A embarcação, espinhéis e demais petrechos utilizados no crime ambiental foram apreendidos, assim como o pescado, que foi destinado ao Instituto Mero do Brasil. No entanto, o segundo suspeito não foi localizado.

Risco de Extinção

Desde 2002, a captura de meros, assim como o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização da espécie são proibidos, conforme a Portaria do Ibama Nº 121. Em 2020, a mais recente avaliação de ameaça de extinção apontou que a espécie está criticamente em perigo. A proteção dos meros é fundamental para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos, já que a captura indiscriminada pode levar à extinção de espécies e afetar a biodiversidade local.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.