Kayo Amado lidera disputa em São Vicente, aponta pesquisa

Por Santa Portal em 19/04/2024 às 20:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19) pela Avance Comunicação e Treinamento apontou as tendências, no momento, da corrida eleitoral em São Vicente. O atual prefeito, Kayo Amado (Podemos), aparece na liderança com 48,8% das intenções de voto.

O levantamento ouviu 512 pessoas, durante todo o mês de abril. Foram entrevistados moradores de 16 até mais de 69 anos, em diversas regiões da cidade.

Disputa pela Prefeitura

Na disputa para o Executivo, o atual prefeito Kayo Amado (Podemos) aparece com grande vantagem na pesquisa. Ele tem 48,8% das intenções de voto, segundo a pesquisa. Caio França (PSB) aparece em segundo lugar com 3,1% e Solange Freitas (União Brasil) em terceiro com 2,7%. Márcio França (PSB), com 1,8%, Rosana Valle (PL), com 1,4%, e Tiago Peretto (União Brasil), com 0,8%, também figuram entre os nomes mais citados para a Prefeitura de São Vicente.

Considerando apenas os votos válidos, a vantagem de Kayo seria ainda maior: 81,2% para o atual prefeito contra 5,2% de Caio França. Já Solange Freitas teria 4,5% dos votos válidos e Márcio França chegaria a 3%.

Quando os entrevistados foram indagados sobre em quem não votariam para prefeito, o ex-chefe do Executivo, Bili, foi o nome mais citado, com 15%. Atrás dele aparece o também ex-prefeito Pedro Gouvêa (PT), com 10,4%. Já o atual prefeito, Kayo Amado, foi citado por 5,1% dos eleitores. Márcio França, com 4,1%, e Caio França, com 2,3%, aparecem logo em seguida.

Ainda sobre a disputa para a Prefeitura, 84,2% dos entrevistados acreditam que a eleição para chefe do Executivo de São Vicente será resolvida ainda no primeiro turno. Apenas 15,8% pensam que a disputa será decidida no segundo turno.

Câmara de Vereadores

Tiago Peretto (União Brasil) é o preferido nas intenções de voto para a Câmara de Vereadores, com 9,2%. Rodrigo Digão (PSB) aparece em segundo lugar, com 4,3%. Adilson da Farmácia (União Brasil) e Johny Sasaki (Podemos), com 2,3% cada, estão empatados na terceira posição.

Além desses quatro, mais seis nomes também aparecem acima de 1% nas intenções de voto para o Legislativo vicentino: Dr. Palmieri (PSB) e Jatobá (Podemos), com 1,6%, Castelinho (PSB), com 1,2%, Jefferson Cezarolli (Podemos), com 1,2%, e Wagner Cabeça (União Brasil), com 1%.

Outros dados da pesquisa em São Vicente

A pesquisa também ouviu os vicentinos sobre os principais desafios da cidade. Para 45,3%, a Saúde é o principal problema de São Vicente, seguido pela Segurança, com 26,2%. Zeladoria (19,5%) e Educação (5,7%) também estão entre os principais problemas do município citados pelos entrevistados.

O levantamento também questionou os vicentinos sobre quais os deputados – tanto estaduais quanto federais – que mais trabalharam pela cidade nos últimos anos. A deputada federal Rosana Valle aparece em primeiro lugar, com 25%, seguida pelo deputado estadual Caio França, com 6,3%. A parlamentar estadual Solange Freitas ocupa a terceira posição (4,3%) e o deputado federal Paulo Alexandre é o preferido para 1,2%. Márcio França, que não é deputado mas atua como ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, também foi citado por 2,9% dos entrevistados.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.