Jovem esquizofrênico agride irmãos e é morto a facadas pelo pai em SV
Por Santa Portal em 24/09/2023 às 19:51
O aposentado José Ivanildo da Silva, de 58 anos, foi preso em flagrante sob a acusação de matar com duas facadas o filho Ivan Vicente da Silva, de 25, que seria esquizofrênico. O crime ocorreu na residência da família, em São Vicente, às 2h30 de domingo (24), durante suposto ataque do jovem contra os irmãos, o que motivou o pai a intervir.
A aparente situação de legítima defesa não foi considerada pelo delegado Daniel Pereira de Sousa. Ele deliberou pela autuação em flagrante de José Ivanildo por homicídio doloso, determinando a sua remoção ao Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. O aposentado e uma filha se lesionaram no conflito, sendo medicados no Hospital Municipal de São Vicente e liberados.
Ivan foi golpeado em um dos olhos e no pescoço, falecendo na residência, situada na Rua Projetada 50, no Quarentenário. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se dirigiu ao local e, diante da cena que presenciou, acionou a Polícia Militar, pois se tratava de um homicídio.
José Ivanildo, a sua esposa e três filhos do casal, sendo dois homens e uma mulher, estavam na casa. Eles relataram aos PMs que Ivan possuía esquizofrenia, mas não se submetia ao tratamento médico necessário, sendo agressivo física e verbalmente. Ainda conforme os familiares, o jovem trabalhava como autônomo em restaurantes e costumava chegar de madrugada na moradia.
Os pais e os irmãos de Ivan acrescentaram ser hábito eles ficarem acordados até a chegada do jovem em casa para se certificarem de que tudo estavam bem. No entanto, na última madrugada, o rapaz estava bastante agitado e investiu contra os irmãos com uma faca, momento em que o pai pegou outra faca e interveio.
Com exceção da mãe de Ivan, que estava bastante abalada, os três irmãos de Ivan compareceram à Delegacia de São Vicente. Eles disseram que o pai não teve a intenção de matar a vítima, mas apenas fazer cessar a agressão que ela cometia contra todos. A própria família foi quem acionou o Samu e permaneceu na casa até a chegada dos policiais. A faca utilizada pelo pai não foi encontrada. (EF)