GCM de São Vicente recebe novas viaturas para patrulhamento na Cidade
Por Santa Portal em 18/10/2024 às 16:00
A Prefeitura de São Vicente adquiriu duas novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), uma para a Inspetoria Ambiental e outra para o Canil (essa com verba do Governo Federal). As entregas foram promovidas na manhã desta sexta-feira (18), na base da GCM.
Para a Ambiental, os veículos contribuirão em prol da fiscalização de possíveis crimes ambientais e no resgate de animais silvestres. No caso do GOC (Grupamento de Operações com Cães), o equipamento será utilizado para patrulhamentos preventivos, operações em áreas de risco e, sobretudo, ocorrências envolvendo a presença de entorpecentes.
Recordando os diversos investimentos da Administração Municipal ao longo do mandato na segurança pública, o prefeito Kayo Amado destacou o avanço promovido pela Cidade na área da segurança. “Sabemos que ainda há muita coisa a ser feita, mas olhamos para trás e lembramos que São Vicente não tinha um sistema de monitoramento. Hoje tem. Os agentes se comunicavam via celular para atender as ocorrências. Hoje eles têm aparelhos aptos para isso. A Guarda não era armada. Hoje, é um mecanismo básico de autoproteção. Nunca se investiu tanto em segurança como agora”, disse.
As aquisições listadas pelo chefe do Executivo referem-se à entrega do Centro de Controle Operacional (CCO), central de monitoramento interligada a 30 totens de segurança espalhados pela Cidade, com câmeras 360° e botão do pânico para o acionamento de ocorrências; radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS adquiridos para a Guarda; o convênio que habilitou os GCMs ao porte institucional de arma de fogo; entre outras conquistas, como a inauguração da nova base no Centro, interligada ao CCO, a entrega de coletes balísticos e, agora, as novas viaturas.
“São equipamentos que nos ajudarão demais no trabalho do dia a dia. A do Canil é toda adaptada ao uso policial, estruturada para nossas ocorrências. A da Ambiental auxiliará no resgate de animais e fiscalizações de crimes ambientais”, destacou o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.
Vale lembrar que a segurança pública é de responsabilidade do Estado, com apoio da municipalidade. A Prefeitura segue em diálogo com o Governo de São Paulo para ampliação do efetivo policial e demais medidas eficazes que possam contribuir para o bem-estar do cidadão.