Foragido há mais de 13 anos é preso em São Vicente ao usar identidade falsa
Por Santa Portal em 21/08/2025 às 10:00
Roberto Aparecido da Silva, que estava foragido da Justiça há mais de 13 anos, foi capturado, na última terça-feira (19), enquanto se passava por outra pessoa e exercia a atividade de ourives no Centro de São Vicente, no litoral de São Paulo.
A prisão foi realizada por policiais do 2º Distrito Policial de Santos, que investigavam o paradeiro de Roberto, condenado pelos crimes de roubo, extorsão e outros delitos, e que, segundo apurado, continuava praticando crimes mesmo foragido. Antes da fuga, ele estava preso no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá.
Durante a ação, os investigadores se dirigiram até o local onde o suspeito atuava como ourives, profissional especializado na produção de joias e objetos de metais preciosos, na Rua Martim Afonso, nº 214. Ao ser abordado, o homem tentou enganar os agentes, apresentando documentos, duas CNHs e um RG, em nome de Francisco Roberto Caetano Souza.
Apesar da tentativa de ludibriar os policiais, ele foi conduzido à delegacia, onde a verdadeira identidade foi confirmada após consulta aos sistemas policiais e cruzamento de dados, inclusive por meio da execução do sistema Lead (Legitimação à Distância).
Com as provas, foi formalizada a captura do procurado e lavrado o auto de prisão em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica. O caso foi registrado no 2º DP de Santos, e o preso permanece à disposição da Justiça.