EMTU finaliza licitações para obras de recuperação da Ponte dos Barreiros
Por Santa Portal em 14/09/2023 às 18:05
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), divulgou nesta quinta-feira (14), o resultado da licitação para às obras da Ponte dos Barreiros, em São Vicente. O valor total da reforma é de R$ 193.581.239,52.
Dois consórcios participaram do concurso e o vencedor foi o Consórcio Paulitec-Agis. O valor total, estimado pela EMTU, do orçamento para a contratação foi de R$ 235.590981,00 e ficou sob sigilo durante todo o processo de licitação.
O equipamento que possui uma extensão de 650 metros conecta a área insular à área continental de São Vicente. Sua reforma é crucial para a implementação da terceira fase do VLT da Baixada Santista.
Para a realização da terceira fase, é imprescindível realizar melhorias na Ponte dos Barreiros, que será expandida com a inserção de novas estacas, um processo de intervenção de grande complexidade. A licitação para essa obra, que anteriormente havia sido divulgada no Diário Oficial em 21 de janeiro de 2023 foi recentemente cancelada.
A EMTU enfrentou desafios na condução do processo licitatório. O primeiro certame, inicialmente programado para 3 de março de 2023, foi adiado para 19 de abril e, devido à falta de propostas qualificadas, acabou sendo anulado em 27 de junho de 2023.
Em 28 de junho, a empresa lançou uma nova licitação, e a sessão pública foi realizada em 25 de julho, às 10h30. Segundo as últimas declarações, a EMTU planejava iniciar as obras de restauração da ponte ainda este ano, em 2023.
No início de março, a estatal já havia cancelado a licitação para os projetos executivos da terceira fase do VLT da Baixada, que vai conectar o terminal atual Barreiro à área continental em Samaritá, em São Vicente.
Essa extensão do VLT tem o objetivo de atender aproximadamente 150 mil pessoas, residentes em dez bairros da área continental, que dependem do transporte público para se deslocarem até Santos.