Colmeia é retirada de escola em São Vicente
Por #Santaportal em 18/02/2020 às 09:39
MEIO AMBIENTE – Uma colmeia foi retirada ontem pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente na Creche Eurydice Farias, na Rua Santa Cruz, no bairro Parque Bitaru, também na cidade. No local foi constatado que era uma colméia de vespa-paulista, posteriormente recolocada em área de mata.
A Vespa Paulista (Polybia paulista) é uma espécie de vespa encontrada no Brasil, comum nas regiões de São Paulo à Minas Gerais. Foi descrita em 1896 por Hermann von Ihering.
São vespas tidas como muito agressivas, que causam frequentes acidentes no Brasil. A espécie ganhou notoriedade internacional após pesquisadores encontrarem em seu veneno uma toxina denominada MP1, com alto poder de destruição de células cancerígenas.
Tendo em vista que a toxina não afeta as células saudáveis, mas somente as células que prejudicam o organismo, cientistas acreditam que o aprofundamento dos estudos a seu respeito possam revolucionar o tratamento do câncer.
Apesar de sua grande importância, trata-se ainda de uma espécie de insetos pouco estudada. Sabe-se que passam por cinco mudas larvais durante seu desenvolvimento e que, como em outras vespas, se dá no interior de células hexagonais em ninhos feitos de papelão.