Cartão postal de São Vicente, Ponte Pênsil completa 107 anos nesta sexta-feira
Por #Santaportal em 21/05/2021 às 06:00
SÃO VICENTE – A Ponte Pênsil, primeira primeira ponte suspensa a cabos do Brasil, em São Vicente, completa 107 anos de história nesta sexta-feira (21). O cartão-postal da cidade é parada obrigatória para turistas registrarem belas fotos e apreciarem a arquitetura sobre o mar.
A estrutura é considerada arrojada para os padrões técnicos da época. Trata-se de uma obra prima da engenharia nacional, a primeira com vão livre do país, confirma o historiador Dalmo Duque dos Santos. Mestre em Comunicação e Cultura Midiática, Dalmo apresenta detalhes da história da ponte no site peabirucalunga.blogspot.com , onde mantém relatos e fotos históricas da estrutura.
A ponte liga a ilha ao continente, e foi inaugurada em 21 de maio de 1914. Porém, um artigo do historiador Jaime Caldas (falecido em 2008) dá conta de que três dias antes da abertura oficial, dois carros receberam autorização especial para atravessar a ponte, um deles com engenheiros alemães e o outro com comerciantes estrangeiros, que se dirigiam para Itanhaém.
A estrutura levou apenas três anos para ser erguida. O planejamento, porém, começou em 1910, pelos engenheiros Saturnino de Brito e Miguel Presgrave. Apesar da origem técnica, de conduzir a rede de esgoto de Santos para Praia Grande, ao longo dos anos transformou-se na única forma de acesso ao continente, até a construção da Ponte do Mar Pequeno, na década de 1980, detalha o historiador.
Antes de servir como ligação, a ponte tinha o objetivo de servir como meio de escoamento das águas e evitar a propagação de doenças que assolavam a população naqueles tempos.
Com o planejamento para melhorar as condições sanitárias da região, surgia a necessidade de conduzir os dejetos até o Morro do Itaipu, por sobre o Mar Pequeno. Dessa forma, o sanitarista Saturnino de Brito idealizou a construção de uma ponte. A estrutura foi construída para transportar dois tubos metálicos de 40 cm do emissário de esgotos de Santos.
Hoje é nosso principal símbolo turístico, onde as pessoas param para registrar fotos. É a cara da Cidade, e exclusivamente vicentina. Além disso, dá acesso ao Porto das Naus, que é outro Patrimônio Histórico Nacional situado em São Vicente, cita o professor Dalmo.
Curiosidades
A Ponte Pênsil teve suas peças trazidas de Dortmund, na Alemanha. As partes chegaram até São Vicente em vários navios, em uma época em que o concreto sequer estava disponível. Muitas dessas peças são conservadas até hoje e a estrutura foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico Nacional (Condephaat), em 1982.
Em 1936, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou um teste de carga estática para avaliar se a ponte poderia ser usada para transportar veículos. Testes de corrosão dos cabos de aço e posterior reforço ocorreram na década de 1940. Atualmente, a carga máxima suportada pela estrutura é de 60 toneladas.
Apesar de ser conhecida como Ponte Pênsil, o verdadeiro nome da ponte é Ponte Saturnino de Brito, em homenagem ao idealizador.