Adolescente que morreu em incêndio no Dique das Caixetas ficou presa no banheiro
Por Yasmin Braga e Rodrigo Martins em 14/07/2023 às 16:33
A vítima fatal do incêndio que ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), na comunidade Dique das Caixetas, em São Vicente, é a adolescente Ana Gabriela Mendes, de 15 anos. A jovem, que era uma pessoa com deficiência intelectual, não conseguiu deixar o imóvel a tempo.
A reportagem apurou que as chamas teriam começado quando a irmã mais velha de Ana Gabriela foi ligar o ventilador e o aparelho sofreu um curto-circuito. A irmã dela conseguiu sair do imóvel, porém a vítima ficou presa no banheiro e não conseguiu sair.
O desempregado Yuri dos Santos Líbano, que é vizinho da família, contou que chegou a entrar na casa onde a adolescente estava para ajudar a irmã dela.
“Fui sair para comprar pão. Quando retornei, escutei a menina gritando: ‘socorro, minha casa está pegando fogo’. Abri a janela da casa, tirei ela e perguntei se tinha mais alguém. Ela disse que não, que estava sozinha. Até queimei o meu braço. Olhei lá dentro e não tinha mais ninguém. Saí, tirei todo mundo. Foi quando começou o fogo todo. A gente achou que a menina estava lá fora, mas a gente não achou ela. Os bombeiros depois encontraram, infelizmente”, disse Yuri, em entrevista para a Santa Cecília TV.
O incêndio
De acordo com os bombeiros, o fogo teve início por volta das 10h30 desta sexta, na comunidade Dique das Caixetas, localizada no bairro Jóquei Clube. Oito viaturas da corporação e 24 bombeiros foram deslocados para a ocorrência.
O incêndio se alastrou para outras casas e os bombeiros trabalharam por bastante tempo no local para conter o fogo na comunidade. Durante os trabalhos, os combatentes encontraram o corpo de uma jovem de 15 anos. Os profissionais seguem no local prestando apoio e realizando as devidas apurações do incêndio.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), informa que às 11h10 a equipe do Corpo de Bombeiros já havia controlado o incêndio, constatando, de acordo com informações fornecidas pela instituição, duas unidades habitacionais atingidas pelo fogo.
A Prefeitura deslocou, rapidamente, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que estão no local prestando assistência às famílias e oferecendo serviço de acolhimento.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também se mobilizou para a causa e está aceitando doações de mantimentos que serão destinados às famílias. O munícipe pode fazer sua contribuição nos seguintes endereços: Rua Benedito Calixto, 205 – Centro e Avenida Ulisses Guimarães, 181 – Rio Branco.
Foto: Yasmin Braga/Santa Cecília TV