Vojvoda destaca 'equilíbrio' e elogia reação no empate com o Botafogo: "Temos que valorizar"

Por Santa Portal em 27/10/2025 às 06:00

Raul Baretta/Divulgação Santos FC
Raul Baretta/Divulgação Santos FC

O técnico Juan Pablo Vojvoda elogiou o empenho do Santos para reagir e buscar o empate com o Botafogo, por 2 a 2, na tarde deste domingo (26), no Estádio Engenhão.

Para o treinador, a equipe começou desatenta e isso propiciou o primeiro gol ao time carioca com apenas 22 segundos de jogo. No entanto, Vojvoda reconheceu que a equipe santista teve força mental para se recuperar do golpe e buscar o empate – em duas oportunidades.

“Acho que começamos o jogo de um jeito complicado. Não sei se foi um erro tático, porque foram apenas 30 segundos. Difícil de analisar. É verdade que erramos, foi uma boa bola. Temos que estar atentos porque foi a primeira bola do jogo. Começar desse jeito, nessa situação, em um gramado sintético… mas valorizo o equilíbrio emocional do time para não ficar louco. Falei muito em continuarmos vivos na partida, não fazer loucuras nos primeiros minutos. Acho que o time correspondeu mesmo com o placar contra. Sofremos, é verdade, tivemos transições. Valorizo o ponto. Mas tampouco estou feliz por somar apenas um ponto”, disse o comandante praiano.

Sobre a escolha pelo esquema de três zagueiros, Vojvoda não acredita que tenha sido um erro estratégico. “São decisões táticas de estratégia para o jogo. Eu analiso a semana, falo com os jogadores, vejo como eles estão, vejo o rival e tomo decisões. Considerava o Souza importante para o jogo, como foi. Depois, respondeu bem Escobar. Não há nada a esconder sobre isso. Decisões que o técnico toma. São três bons zagueiros, é uma boa possibilidade. É bom ter a chance de contar com três zagueiros, há jogos que precisam desse esquema”, afirmou.

Por fim, o técnico admitiu que o empate, apesar de não alterar muito a situação do Santos na tabela – está na 16ª posição, com 32 pontos, um a mais do que o Vitória -, deve ser valorizado pelas circunstâncias em que foi alcançado.

“Somar fora de casa sempre é algo positivo. A realidade é que precisamos somar em casa e não fizemos isso (na derrota para o Vitória, na Vila Belmiro). Para trabalhar na semana, um ponto serve, mas temos que continuar. É dia a dia. Considero, nesses momentos, o equilíbrio que manteve o time, a concentração de não ficar louco pela situação. Conseguir duas vezes empatar o jogo em um campo complicado, com um rival bom, que joga num gramado que está acostumado. Temos que valorizar o ponto”, concluiu Vojvoda.

O Peixe volta a campo contra o Fortaleza, no próximo sábado (1º), às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.