Santos visita o Botafogo no Engenhão em busca de reação para voltar a abrir distância do Z4

Por Santa Portal em 26/10/2025 às 06:00

Raul Baretta/Divulgação Santos FC
Raul Baretta/Divulgação Santos FC

Após perder um confronto direto para o Vitória na Vila Belmiro, o Santos busca a reação no Campeonato Brasileiro. Para isso, o Peixe visita o Botafogo, neste domingo (26), às 16h, no Estádio do Engenhão.

Beneficiado pela derrota do time baiano para o Corinthians neste sábado (25), o Santos entra em campo fora da zona do rebaixamento: na 16ª colocação, com 31 pontos, mesma pontuação do Rubro-Negro – os paulistas estão na frente por uma vitória a mais, seguindo os critérios de desempate do Brasileirão. Porém, a situação está longe de ser confortável para a equipe praiana.

“Nós mesmos nos colocamos nessa situação. Esse jogo (contra o Vitória) foi um divisor de águas para a gente. Se ganhássemos era outro cenário. Era, talvez, o jogo mais importante da temporada e acabamos não vencendo. Eles se aproximaram de nós. Nos colocamos nesse lugar e temos que sair dele. Todo mundo sabe do momento, todo mundo é homem para assumir essa situação. Cabe a nós sairmos dessa situação. Trabalhar durante a semana e, nos 90 minutos, a gente aplicar nos jogos. Pôr em campo o que treinamos, que é o que vai fazer a gente somar e ganhar as partidas”, disse o zagueiro Luan Peres, que mais uma vez formará a dupla de zaga ao lado do argentino Adonis Frías.

Para o camisa 14 do Peixe, o time não pode mais vacilar e precisa aproveitar as oportunidades para pontuar, abrindo desta forma vantagem para a zona do rebaixamento.

“É uma situação muito incômoda. Estamos nessa situação há um bom tempo. O nosso começo de campeonato foi muito ruim. Estávamos entre os últimos do campeonato, isso atrasou a gente. Depois começamos a pontuar. Foi um momento delicado. Agora pontuamos mais, mas não saímos da situação incômoda. Quando parece que vamos embalar, não ganhamos e embola de novo. Na hora de abrir diferença, não conseguimos. Entendemos o nosso momento. Até o fim do campeonato, o nosso objetivo é não cair, principalmente depois do jogo contra o Vitória. Com esse sentimento que vamos até o final, para conseguirmos os 45 pontos e a permanência”, completou Luan.

Para o duelo com o Glorioso, o técnico Juan Pablo Vojvoda não poderá contar com o meio-campista Zé Rafael, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, a tendência é que Victor Hugo ganhe uma nova oportunidade. No entanto, com a volta de João Schmidt ao time titular – após cumprir suspensão contra o Vitória -, Vojvoda tem como opção fortalecer ainda mais a marcação no meio-campo. Neste caso, a opção seria pela manutenção de Willian Arão como titular, ao lado de Schmidt.

Na lateral esquerda, Escobar segue oscilando, mas deve ser mantido entre os titulares pelo treinador. Além dele, o atacante Guilherme, bastante criticado após perder uma grande chance de gol contra o Vitória, também deverá ser titular.

Botafogo quer embalar após oscilação

O Botafogo vive uma temporada decepcionante, porém a vitória fora de casa sobre o Ceará, na última rodada, amenizou a pressão sobre o técnico Davide Ancelotti.

Sexto colocado, o Fogão soma 46 pontos e quer embalar na competição para se consolidar no G6, que dá uma vaga para a próxima Copa Libertadores da América.

Contra o Santos, Ancelotti terá os retornos do zagueiro Alexander Barboza e do volante Marlon Freitas. Ambos cumpriram suspensão na vitória sobre o Vozão e estão de volta ao time.

O volante Danilo, recuperado de lesão na coxa, e o atacante Arthur Cabral, com fratura na mão, voltaram a ser relacionados. No entanto, eles devem ficar como opção no banco de reservas. O mesmo deve ocorrer com o lateral-esquerdo Alex Telles, recuperado de dores crônicas no joelho esquerdo.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO X SANTOS
Local:
Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de outubro (domingo)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Francisco Chaves Bezerra (PE)
VAR: Marcos Aurélio Augusto Ferreira (MG)

BOTAFOGO: Léo Linck; Vkitinho, Marçal, Alexander Barboza e Cuiabano; Newton, Marlon Freitas e Savarino; Santi Rodríguez, Jeffinho e Chris Ramos
Técnico: Davide Ancelotti

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar (Souza); João Schmidt, Victor Hugo (Willian Arão), Barreal e Rollheiser; Guilherme e Lautaro Díaz
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.