Santos vence Palmeiras e abre vantagem na final do Paulistão 2024
Por Guilherme Esron em 31/03/2024 às 20:43
A final do Campeonato Paulista entre Santos e Palmeiras começou com vantagem para o Peixe após o alvinegro praiano vencer a partida de ida por 1 a 0, neste domingo (31), na Vila Belmiro. O gol do jogo foi marcado por Romulo Otero, com assistência de Guilherme.
Antes da partida, o atacante Neymar foi o responsável por levar a taça da competição ao gramado, em um protocolo organizado pela Federação Paulista de Futebol. O ídolo do clube foi tricampeão paulista pelo Santos em 2010, 2011 e 2012 e posou ao lado da taça com Pepe, o Canhão da Vila, 11 vezes campeão paulista como jogador do Santos e duas vezes como treinador, e de Clodoaldo, cinco vezes campeão da competição.
“Muito feliz, ser recebido na sua casa é bom demais. Muita saudade”, disse Neymar.
ÍDOLO SANTISTA ⚽️? O atacante Neymar foi o responsável por levar a taça da competição ao gramado pic.twitter.com/81UXk18goW
— #Santaportal (@Santaportal1) March 31, 2024
Voltando a se enfrentar na final do Campeonato Paulista pela primeira vez desde 2015, Santos e Palmeiras protagonizaram um jogo tenso e disputado. O Peixe foi melhor durante a primeira parte do confronto, conseguindo pressionar e finalizar com perigo contra a meta defendida por Weverton. A partir da metade do primeiro tempo, o Palmeiras equilibrou a partida e conseguiu chegar na área do Peixe, mas sem muito perigo.
Na segunda etapa, o Santos voltou dos vestiários com fome de gol e logo aos dois minutos do segundo tempo, Guilherme fez ótima jogada individual pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Otero, que abriu o placar na Vila Belmiro.
Atrás no placar, o Palmeiras se lançou ao ataque e pressionou o Santos. Vindo do banco de reservas, Rony deu bastante trabalho para João Paulo, que fez pelo menos três grandes defesas, garantindo o placar de 1 a 0 para o time da Vila Belmiro.
O jogo da volta acontece no próximo domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo, às 18h. Com a vantagem por vencer em casa, o Santos precisa apenas de um empate para se sagrar campeão paulista novamente. Já o Verdão contará com o apoio da sua torcida para virar o confronto e tentar o tricampeonato consecutivo.
O jogo
3 minutos – A primeira chegada mais perigosa foi do time visitante. Após uma roubada de bola, Marcos Rocha acionou Endrick, que rapidamente lançou Flaco López. O atacante palmeirense invadiu a área, mas João Paulo saiu bem e fez a defesa.
7 minutos – Em resposta ao ataque alviverde, o zagueiro Joaquim bateu forte de fora da área e Weverton fez a defesa.
13 minutos – Guilherme recebeu lançamento de Giuliano, fez a jogada individual e bateu com perigo. Após desvio a bola saiu em escanteio para o Santos.
17 minutos – Falta perigosa na entrada da área. Endrick derrubou Otero e o venezuelano cobrou com bastante perigo, obrigando Weverton a espalmar para a lateral
22 minutos – Piquerez avançou pela esquerda e chutou fraco para a defesa de João Paulo
27 minutos – Guilherme recebeu bola na ponta esquerda, trouxe para a perna direita e bateu no canto. Weverton fez a defesa.
31 minutos – Após boa troca de passes, Aníbal Moreno achou Piquerez aberto pela esquerda que fez o cruzamento buscando Mayke. Felipe Jonatan tomou a frente e sofreu a falta.
33 minutos – Guilherme arrancou do campo de defesa, levou a bola até a entrada da área e finalizou para mais uma defesa do arqueiro palmeirense.
37 minutos – O argentino Julio Furch sentiu a coxa esquerda e foi substituído por Alfredo Morelos.
Segundo tempo
2 minutos – Romulo Otero abriu o placar na Vila Belmiro. Após grande jogada individual de Guilherme na ponta esquerda, o camisa 11 santista cruzou na medida para Otero testar para o fundo do gol.
6 minutos – Palmeiras chegou com perigo pela direita. Cruzou na área e no rebote Piquerez finalizou para fora.
10 minutos – Nova jogada individual de Guilherme pela esquerda. O camisa 11 chamou Marcos Rocha para dançar e cruzou com perigo, mas Murilo afastou. Na sequência, ele mesmo cobrou o escanteio e sentiu a coxa direita.
13 minutos – JP Chermont cobrou lateral na área, Morellos desviou e após o bate-rebate, Joaquim chutou forte para grande defesa de Weverton.
16 minutos – Endrick ganhou disputa de bola na lateral, serviu Mayke que finalizou para boa defesa de João Paulo. No rebote, João Schmidt desviou a bola para escanteio.
27 minutos – Rony ajeitou de letra para Raphael Veiga, que finalizou forte, mas sem direção.
31 minutos – Depois de um bate-rebate na entrada da área, a bola chegou até Marcos Rocha que finalizou com força e João Paulo mandou para escanteio. Após cobrança curta, Rony arriscou de dentro da área, mas chutou para fora.
33 minutos – Vanderlan chegou com velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para Rony finalizar. João Paulo fez grande defesa, cedendo escanteio para o Palmeiras.
37 minutos – Palmeiras pressionou o Santos e Lazaro obrigou João Paulo a fazer boa defesa após um chute forte de fora da área. No contra ataque, Pedrinho avançou com velocidade, mas chutou fraco.
39 minutos – Escanteio para o Palmeiras cobrado pela esquerda passou por todo mundo e bateu em Felipe Jonatan. João Paulo salvou em cima da linha o que seria o empate do Verdão.
Santos
João Paulo; JP Chermont (Aderlan), Joaquim, Gil e Felipe Jonatan; João Schmidt (Tomás Rincón), Diego Pituca e Giuliano (Cazares); Otero (Pedrinho), Julio Furch (Morelos) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Aníbal Moreno, Zé Rafael (Richard Rios), Raphael Veiga e Mayke (Estevão); Flaco López (Rony) e Endrick (Lazaro). Técnico: Abel Ferreira
Arbitragem
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa
Quarto árbitro: Lucas Canetto Bellote
Árbitro de vídeo (VAR): Daiane Muniz dos Santos
Público: 15.946
Renda: R$ 1.075.330,00
Cartão Amarelo: Santos – João Schmidt, Alfredo Morelos e Aderlan. Palmeiras – Zé Rafael e Estevão