Santos recebe fotos históricas e inéditas da Copa de 1962 nos 85 anos de Pelé

Por Santa Portal em 24/10/2025 às 16:00

Divulgação/PMS
Divulgação/PMS

No dia em que Edson Arantes do Nascimento completaria 85 anos, o Museu Pelé recebeu um presente simbólico: dez fotos inéditas da Copa do Mundo de 1962, no Chile, registradas pelo fotógrafo chileno Juan Luco. As imagens, consideradas raras, foram entregues pelo jornalista e produtor Rubén Martinez Molina e passam a integrar o acervo permanente do museu em Santos.

As fotos mostram bastidores e momentos descontraídos de Pelé, Garrincha, Didi, Vavá, Zagallo e outros craques da Seleção Brasileira bicampeã mundial. Elas serão exibidas inicialmente em visitas monitoradas à Sala do Rei, no próprio museu.

O material foi recebido pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) e pelo secretário de Turismo, Thiago Papa, com a presença de Edinho, filho de Pelé, e de Pepe, ídolo do Santos e companheiro do Rei na Copa de 1962. A cerimônia foi marcada por emoção. “O museu ganha muito, o ineditismo, a alegria, a emoção, a vida (…). Quero também ressaltar o trabalho do Edinho, tem sido o embaixador do legado do Pelé”, afirmou o prefeito.

Rogério anunciou ainda novas homenagens, como a inauguração da escola municipal Edson Arantes do Nascimento. “Será homenagem ao cidadão Edson, por sua generosidade (…). Tudo o que fizermos é muito pouco para homenagear o cidadão”, disse.

As imagens estavam guardadas havia décadas na casa da família de Juan Luco e foram redescobertas em 2018. Desde então, Molina percorreu 16 países com um projeto de recuperação e difusão do acervo, encerrando a jornada no Brasil, justamente no aniversário do Rei. “Coincidentemente, esta é a nossa última parada (…). O Brasil foi o que deu maior importância para esse material histórico”, declarou.

Para Edinho, o achado tem valor histórico. “É uma joia rara você ter imagens e fotos de determinados momentos como esse, como a Copa do Mundo, como fotos do Rei. É um achado, uma cápsula do tempo que foi aberta e nos levou de volta para aquele tempo.”

Pepe também se emocionou. “Fico muito feliz e emocionado. Afinal de contas, foram momentos de glória na nossa vida e carreira. Já vim aqui outras vezes, mas dessa vez a emoção foi redobrada”, disse o ex-jogador.

As comemorações continuam neste fim de semana, com visitas monitoradas à Sala do Rei, que abriga objetos e quadros pessoais de Pelé, em ambiente que reflete a elegância e a simplicidade do maior jogador de todos os tempos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.