Santos recebe Cruzeiro na Vila para selar permanência e mira vaga na Sul-Americana

Por Santa Portal em 07/12/2025 às 06:00

Raul Baretta/Divulgação Santos FC
Raul Baretta/Divulgação Santos FC

O Santos entra em campo contra o Cruzeiro, neste domingo (7), às 16h, na Vila Belmiro, para fazer o seu último jogo no Campeonato Brasileiro 2025. Na despedida da temporada, o Peixe precisa apenas de um empate para permanecer na Série A – sem depender de outros resultados – e, de quebra, pode conseguir uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.

Após lutar durante a maior parte da competição contra o rebaixamento, o Peixe embalou nas últimas rodadas e tem apenas 2% de chances de rebaixamento, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Decisivo nas vitórias sobre o Sport e Juventude, o craque Neymar não apenas afastou o time santista do Z-4 como está levando o clube a sonhar com uma vaga para competição internacional.

Sonhando com a Sula

Com 44 pontos, o Alvinegro Praiano é o 14º colocado da Série A. Atualmente, a última vaga para Sul-Americana vai até o 13º lugar no campeonato nacional. No entanto, como Vasco (12º colocado) e Atlético-MG (13º), ambos com 45 pontos, se enfrentam na última rodada do Brasileirão, de qualquer forma o Santos terminará na frente de pelo menos um deles em caso de vitória sobre o Cruzeiro – pode ficar acima dos dois caso haja um empate no duelo marcado para a Arena MRV.

O Peixe pode garantir uma vaga na Sul-Americana até mesmo se não vencer o time mineiro em casa. Como os quatro semifinalistas da Copa do Brasil – Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco – estão dentro do G-13, com um deles sendo campeão do torneio de mata-mata, automaticamente uma nova vaga se abriria para a Sula, via Campeonato Brasileiro.

Mas, para que isso ocorra, os santistas teriam que torcer para que Ceará, Fortaleza e Vitória não ganhem suas partidas na última rodada do Brasileirão.

Cenários pela permanência

Uma vitória sobre o Cruzeiro, na Vila Belmiro, sacramenta a permanência do Santos na Série A sem depender de outros resultados.

Em caso de empate, o Alvinegro Praiano precisará torcer para que o Vitória não derrote o São Paulo, no Barradão, pela incrível diferença de 10 gols de saldo. Isto porque, o Rubro-Negro tem um saldo de -18, enquanto os santistas possuem um saldo negativo de 8 gols.

Mas, caso o Vitória consiga essa missão quase impossível, o Peixe ainda poderá seguir na primeira divisão caso o Ceará não derrote o Palmeiras no Castelão ou o Fortaleza não vença o Botafogo no Engenhão.

Caso seja derrotado pelo Cruzeiro, o Santos precisará torcer para que o Vitória não ganhe do Tricolor Paulista, para que o Vozão não derrote o Verdão e que o Fortaleza não supere o Glorioso no Rio de Janeiro. Além disso, precisaria torcer para que o Internacional-RS não aplicasse uma goleada sobre o Red Bull Bragantino no Beira-Rio. Com um saldo de -15, o Colorado teria que tirar sete gols de diferença no saldo para o clube praiano.

Dúvida no ataque

O técnico Juan Pablo Vojvoda deve manter a base da equipe que venceu o Juventude, na última quarta-feira (3). A única mudança deve ocorrer no ataque. Com Lautaro Díaz vetado por questões contratuais – ele está emprestado ao Peixe pelo time mineiro -, Tiquinho Soares está recuperado de dores na parte posterior do joelho esquerdo e disputa a vaga no comando de ataque com Thaciano. O zagueiro Zé Ivaldo, que também está emprestado pela Raposa, foi liberado pela direção cruzeirense para atuar.

Além de Lautaro, o meio-campista Zé Rafael, que recebeu o terceiro cartão amarelo no meio de semana, cumpre suspensão automática e também será ausência na despedida santista da temporada 2025.

Cruzeiro poupa titulares

De olho nas semifinais da Copa do Brasil, onde enfrenta o Corinthians nos próximos dias 10 (quarta-feira) e 14 (domingo), o Cruzeiro terá uma escalação repleta de reservas contra o Santos.

Sem objetivos no Campeonato Brasileiro, já que a Raposa tem a terceira posição matematicamente garantida na Série A, o técnico Leonardo Jardim optou por não levar os principais jogadores de sua equipe para o compromisso na Baixada Santista. Kaio Jorge, por exemplo, não viajou com a delegação cruzeirense para essa partida. No entanto, o goleiro Cássio e o meia Matheus Henrique viajaram e devem jogar.

Dentre os reservas da equipe celeste que serão utilizados neste jogo, o principal destaque vai para o atacante Gabigol. Revelado pelo Peixe, o artilheiro deve ser escalado desde o início da partida contra o seu ex-time.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS X CRUZEIRO

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 7 de dezembro de 2025
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; Willian Arão, João Schmidt e Neymar; Barreal, Guilherme e Thaciano (Tiquinho Soares)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Cruzeiro: Cássio; Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Walace, Ryan Guilherme, Matheus Henrique, Japa (Bolasie) e Eduardo; Gabigol
Técnico: Leonardo Jardim

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.