Santos recebe Água Santa em primeira 'final' por vaga no mata-mata do Paulistão
Por Rodrigo Martins em 16/02/2025 às 12:00

O Santos entra em campo contra o Água Santa, neste domingo (16), às 20h30, na Vila Belmiro, precisando vencer para se recuperar no Campeonato Paulista e voltar para a zona de classificação ao mata-mata do Estadual.
Após ser derrotado pelo Corinthians na última quarta (12), o Peixe viu a sua situação se complicar ainda mais com a vitória do Red Bull Bragantino sobre o Noroeste, neste sábado (15). Com isso, o time santista caiu para a última posição do grupo B.
Porém, em caso de vitória sobre o Netuno, com o tropeço do Guarani contra o São Bernardo – os campineiros perderam por 1 a 0 neste domingo -, o Santos pode saltar para a liderança da chave, antes das duas rodadas finais: contra Noroeste (casa) e Inter de Limeira (fora).
Sem margem para erros, o técnico Pedro Caixinha encara o duelo deste domingo como uma ‘final’ e deverá promover mudanças na equipe, abandonando o sistema com três zagueiros utilizado no clássico. Na zaga, com Luan Peres cumprindo suspensão automática (pelo terceiro cartão amarelo), Gil deve superar João Basso e formar a dupla de zaga ao lado de Zé Ivaldo.
Na lateral direita, o argentino Leo Godoy deve dar lugar ao jovem JP Chermont. Além disso, Escobar deve voltar a ocupar a lateral esquerda. No meio, Tomás Rincón e João Schmidt disputam a posição. Diego Pituca também pode ser sacado para a entrada de Gabriel Bontempo. Thaciano e Soteldo também lutam por uma vaga entre os titulares neste domingo.
O meia-atacante Neymar, por sua vez, está confirmado. O camisa 10 vai fazer o seu quarto jogo desde o retorno ao clube e espera conquistar a sua primeira vitória na volta para casa. Neymar ainda não marcou desde que voltou ao Peixe.
Por outro lado, o Água Santa vem completo para essa partida. O Netuno precisa de um resultado positivo na Vila para afestar o risco de rebaixamento. O clube de Diadema é um dos três com menor pontuação no torneio. Com apenas seis pontos, o Água Santa é o lanterna do grupo C e hoje seria rebaixado, ao lado da Inter de Limeira.
FICHA TÉCNICA
SANTOS X ÁGUA SANTA
Local: Vila Belmiro, em Santos
Data: 16 de fevereiro (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Rafael Tadeu Alves de Souza e Raphael de Albuquerque Lima
VAR: José Cláudio Rocha Filho
SANTOS: Gabriel Brazão; JP Chermont (Leo Godoy), Gil (João Basso), Zé Ivaldo e Escobar; Tomás Rincón (João Schmidt), Diego Pituca (Gabriel Bontempo) e Neymar; Thaciano (Soteldo), Tiquinho Soares e Guilherme
Técnico: Pedro Caixinha
ÁGUA SANTA: Luan; Ynaiã, Robles, Rafael Vaz e Renan Castro; Wesley Dias, Netinho, Ramon e Mike; Willen e Gabriel Silva
Técnico: Pintado