Santos luta até o fim, mas leva virada e Palmeiras é campeão paulista
Por Guilherme Esron em 07/04/2024 às 21:02
O Palmeiras virou a decisão contra o Santos e se sagrou campeão paulista pela terceira vez seguida na noite deste domingo (7), no Allianz Parque. Com gols de Raphael Veiga e Aníbal Moreno, o time da Capital superou o alvinegro da Vila Belmiro.
Em desvantagem após a derrota por 1 a 0 no jogo de ida e com o estádio repleto de torcedores palmeirenses, o Palmeiras iniciou a partida pressionando a defesa do Santos, que tinha pouca posse de bola. Aos nove minutos, Gil salvou o Santos ao posicionar-se na linha do gol e evitar que o Palmeiras abrisse o placar, ao desviar com a cabeça um forte chute de Mayke.
Apesar da menor posse de bola, o Santos também criou perigo para os donos da casa com um chute de longa distância de Pituca, bem defendido por Weverton.
O gol do Palmeiras surgiu de uma falha na defesa santista e após intervenção do VAR. Weverton cobrou o tiro de meta diretamente para Endrick, no ataque. João Paulo hesitou em sair do gol, e Felipe Jonatan não conseguiu proteger a bola. O atacante palmeirense foi para o lance e acabou derrubado pelo goleiro dentro da área. O árbitro Raphael Claus inicialmente não assinalou o pênalti, mas voltou atrás após uma extensa revisão do VAR. Raphael Veiga cobrou e marcou.
O Palmeiras continuou pressionando após o gol e teve boas chances de ampliar nos minutos finais do primeiro tempo, mas o placar de 1 a 0 permaneceu até o intervalo.
O segundo tempo começou movimentado, com ambas as equipes buscando o ataque. Endrick deixou Aníbal Moreno em ótima posição para finalizar, porém o argentino desperdiçou a oportunidade, chutando para fora. As melhores chances, no entanto, foram do Santos. Aos seis minutos, Guilherme recebeu em excelente condição, mas sua finalização foi bloqueada por Weverton. Posteriormente, aos 12 minutos, Mayke salvou em cima da linha um chute de Otero.
Entretanto, foi o Palmeiras que ampliou o placar. Endrick disputou a bola no meio-campo e deu início ao contra-ataque. A jogada prosseguiu até Piquerez, que deixou Otero no chão e cruzou para a área. Flaco López cabeceou para o meio, e Aníbal Moreno empurrou para o gol do Santos.
No final da partida, precisando de um gol para forçar os pênaltis, o Santos partiu para cima do Palmeiras, criou oportunidades, viu o adversário ameaçar em contra-ataques, porém não conseguiu evitar mais um título para o Palmeiras.