Santos é superado pela Ferroviária e enfrenta São José (RS) no mata-mata da Copinha
Por Santa Portal em 09/01/2025 às 21:37
O Santos avança à segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) na segunda colocação do grupo 7 atrás da Ferroviária. Na noite desta quinta-feira (9), os Meninos da Vila foram superados em 2 a 1 na casa dos adversários, a Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), sede fixa do grupo santista. Gabriel Simples marcou o gol do Alvinegro Praiano.
Já classificado com antecedência à segunda fase da Copinha, agora disputada em formato mata-mata, o Peixe terá como adversário o São José (RS). A partida deve acontecer no próximo domingo (12), mas ainda terá data, horário e local definidos pela Federação Paulista de Futebol, organizadora do torneio.
O jogo
Aos nove minutos da primeira etapa, o Peixe teve a primeira chegada perigosa ao ataque. Rafael Gonzaga chegou pela ponta esquerda, cruzou e fez a bola atravessar a área até chegar a Lenin. O camisa 13 ‘pegou na veia’ e acertou uma bomba na direção do canto direito, parando em boa defesa de Igor. No rebote, Rodrigo Cezar emendou nova finalização com força na direção do ângulo direito e parou em defesa espetacular de Igor.
O Peixe pressionava no ataque e, aos 15 minutos, depois de cruzamento para a área, a defesa afastou nos pés de João Alves. O atacante arriscou finalização de primeira, mas com desvio em marcador, a bola parou nos pés de Rodrigo Cezar. O camisa 20 tentou completar para o gol também de primeira, mas mandou para fora.
Aos 30, Rodrigo Cezar recebeu a bola pela ponta esquerda da grande área e levantou na direção da segunda trave. O zagueiro Matheus Matias chegou pelo alto para tentar concluir para as redes, mas mandou para fora.
Um minuto depois, Fernando Nava dominou a bola mais uma vez pela esquerda da entrada da área e arriscou uma bomba. Em grande defesa, Igor espalmou para escanteio.
Em seguida, Rodrigo Cezar invadiu a área pelo lado esquerdo e, mesmo pressionado pela marcação, conseguiu finalizar. O goleiro saiu bem para tirar o ângulo da batida cruzada e bloqueou o atacante santista.
Aos 33, Gabriel Bontempo dominou a bola pela direita da linha de entrada da área e bateu colocado, parando em mais uma intervenção do goleiro da Ferroviária, que concedeu novo tiro de canto ao Peixe.
Cinco minutos depois, Lenin recebeu a bola pela direita da grande área e cruzou rasteiro para Rodrigo Cezar, no meio dela. O meia-atacante desviou de leve na bola e acabou mandando para fora, a poucos centímetros da trave esquerda.
Na segunda etapa, com apenas dois minutos, foi a equipe da casa que abriu o placar na Arena Fonte Luminosa. Diego recebeu cruzamento do lado direito e, dentro da área, subiu mais que seus marcadores para escorar de cabeça para as redes do canto direito.
O Peixe tentou responder aos sete, em cobrança de escanteio de Rodrigo Cezar. A batida fechada do camisa 10 passou pelo meio da pequena área, mas ninguém conseguiu completar para as redes.
Com 17 minutos jogados no segundo tempo, Fernando Nava chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou para o meio da área. Kauan Pereira chegou de trás superando a marcação para cabecear, mas parou em defesa segura de Igor.
Dez minutos depois, Rafael Gonzaga cobrou lateral para dentro da grande área e fez a bola chegar a Pepê Fermino. O meio campista emendou finalização de voleio e parou em mais uma excelente defesa de Igor à queima roupa.
Aos 31, Pepê Fermino achou passe entre os defensores deixando Kauan Pereira livre pela esquerda da grande área. O centroavante soltou uma bomba de pé esquerdo mas Igor fez a defesa, antes de um zagueiro afastar para escanteio.
Um minuto depois, a Ferroviária teve pênalti marcado a seu favor pelo árbitro Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário. Na cobrança, Thiagão bateu rasteiro no canto esquerdo para superar o goleiro santista.
O Peixe tentou responder no lance seguinte e, pela esquerda, Rafael Gonzaga cruzou com força para a área. Juninho chegou para cabecear pela direita dela, mas escorou por cima da meta.
Aos 37, Nadson entrou no jogo e chegou em velocidade pela ponta esquerda. Ele arriscou batida rasteira cruzada, mas mandou nas mãos do goleiro.
Já com 45 minutos, Juninho recebeu passe em profundidade e invadiu a área pelo lado direito. Dentro dela, foi derrubado por seu marcador em penalidade máxima. Na cobrança, Gabriel Simples bateu firme no canto esquerdo e deu números finais ao placar.
SANTOS FC 1 X 2 FERROVIÁRIA
Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
Horário: 19h
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
Assistentes: Rodrigo Meirelles Bernardo e Felipe Camargo Moraes
Gols: (AFE) Diego, aos 2′ e Thiagão, aos 35′ do 2ºT; (SFC) Gabriel Simples, aos 45′ do 2ºT
Santos FC: João Fernandes; Lenin (Gabriel Simples), Matheus Matias, Diego Borges e Rafael Gonzaga; André Klaus, Gabriel Bontempo e Rodrigo Cezar; João Alves, Fernando Nava (Rafael Freitas) e Kauan Pereira (Nadson). Técnico: Leandro Zago
Ferroviária: Igor; Matão, João Victor (Dowglas), Gadu e Felipe; Meireles, Ticianelli (Jhonatan) e Schilling (Marcelo); Diego (Nicolas), Filipi (Pedrinho) e Pedro Estevam (Thiagão). Técnico: Jean Carlo