Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Museu Pelé vai abrir exposição em homenagem aos 90 anos de Pepe

Por Santa Portal em 07/04/2025 às 16:00

Henrique Teixeira/Arquivo Prefeitura de Santos
Henrique Teixeira/Arquivo Prefeitura de Santos

A lendária trajetória do ‘Canhão da Vila Belmiro’ ganha destaque no Museu Pelé. Com abertura ao público marcada para o sábado (12), às 10h, a exposição ‘Pepe – Futebol, Vida e Glória’ celebra os 90 anos de José Macia, conhecido mundialmente como Pepe, o maior vencedor dos Campeonatos Paulista e Brasileiro pelo Santos.

Na noite da véspera, sexta-feira (11), ocorrerá uma solenidade para convidados, autoridades e ex-atletas, contando ainda com a apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes. Idealizada pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e com a colaboração de Gisa Macia, filha do homenageado, a exposição tem projeto assinado pelo arquiteto Ney Caldatto.

A exposição sobre o ‘Canhão da Vila’ vai retratar a trajetória vitoriosa do ex-jogador e treinador através do rico acervo particular, com objetos cedidos por Pepe e colaboradores, além de memórias afetivas e depoimentos. ‘Pepe – Futebol, Vida e Glória’ fica em cartaz até abril de 2026.

O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, no Valongo, e funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita. Mais informações no site Turismo Santos ou no Instagram https://www.instagram.com/museupele

Nascido em 25 de fevereiro de 1935, em Santos, Pepe é um dos maiores ídolos do Santos Futebol Clube, onde jogou de 1954 a 1969. Consagrou-se como o segundo maior artilheiro da história do clube com 403 gols, somente atrás de Pelé, que marcou 1.091 vezes. Com bom humor, Pepe sempre brinca dizendo que ele é o maior goleador do clube, já que “Pelé não nasceu neste planeta”.

Conhecido como ‘Canhão da Vila’ pelo seu potente chute de perna esquerda, que chegava até 100 km/h, conquistou diversos títulos, incluindo seis Campeonatos Brasileiros, duas Copas Libertadores e dois Mundiais Interclubes. Pela Seleção Brasileira, foi bicampeão mundial em 1958 e 1962. Disputou 40 partidas e marcou 27 gols com a camisa verde e amarela.

Após encerrar a carreira como jogador, se tornou treinador, comandando clubes como Santos, São Paulo, Atlético Mineiro e Portuguesa. Foi campeão brasileiro pelo São Paulo em 1986 e venceu o Campeonato Paulista de 1973 pelo Santos. Também treinou no Catar e no Japão, onde conquistou o título japonês com o Verdy Kawasaki. Pepe lançou livros sobre sua carreira e recebeu diversas homenagens. É reconhecido como um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro. Mais sobre ele no Instagram https://www.instagram.com/pepe_santosfc.

loading...