Gil dispensa aposentadoria e disputa seu 12º Campeonato Brasileiro
Por Guilherme Esron em 27/03/2025 às 06:00

O zagueiro Gil, de 37 anos, está pronto para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro pela 12ª vez em sua carreira. Após cogitar a aposentadoria no fim de 2024, o experiente defensor decidiu renovar seu contrato com o Santos e será uma das peças-chave da equipe na competição.
A possibilidade de pendurar as chuteiras foi discutida ao longo do último ano, principalmente após a conquista da Série B. No entanto, motivado pelo bom desempenho e pela felicidade em erguer a taça, Gil optou por seguir em atividade e firmou um novo vínculo com o Peixe até dezembro de 2025.
Apesar da renovação, a permanência do zagueiro entre os titulares não foi imediata. Com a troca no comando técnico do Santos – a saída de Fábio Carille e a chegada do português Pedro Caixinha –, Gil ficou fora dos planos iniciais do treinador português. Caixinha acreditava que o defensor não se encaixaria em seu modelo de jogo.
No entanto, o início instável da equipe no Campeonato Paulista e as dificuldades defensivas levaram o técnico a dar uma nova oportunidade ao jogador. Gil correspondeu em campo, recuperou seu espaço e se consolidou como titular ao lado de Zé Ivaldo. Em 2025, o zagueiro já disputou sete partidas, sendo seis como titular.
Revelado pelo Americano-RJ, Gil iniciou sua trajetória na elite do futebol brasileiro em 2009, quando atuava pelo Cruzeiro. Em seguida, construiu uma longa passagem pelo Corinthians, onde disputou oito edições do Brasileirão e conquistou o título nacional em 2015.
Agora, dez anos depois, o zagueiro busca repetir o feito, desta vez vestindo a camisa do Santos. O Peixe estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 18h30, contra o Vasco, em São Januário.