Finalista! Santos atropela São Paulo na Vila Belmiro por 3 a 1
Por Josimar Frazão/Colaborador em 28/10/2015 às 23:57
SANTOS FC -O Santos Futebol Clube fez o que melhor sabe fazer jogando em casa, vencer. No estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), o time comandado por Dorival Júnior venceu o São Paulo na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil 2015, na noite de quarta-feira (28). Com dois gols de Ricardo Oliveira e um de Marquinhos Gabriel, o Peixe fez 3 a 1. Para o Tricolor quem marcou foi Michel Bastos. Com a vitória, o time do litoral paulista conquistou a vaga para final do torneio nacional.
O Santos iniciou o jogo a todo vapor. Nos primeiros segundos Marquinhos Gabriel recebeu bom lançamento e cruzou para área. Gabriel que fechava sozinho por dentro não conseguiu dominar e finalizar.
Por outro lado, o São Paulo procurava tocar a bola rapidamente com o intuito de envolver os santistas. Aos 6 minutos, o Peixe chegou com perigo. Gabriel achou Ricardo Oliveira na grande área, o camisa 9 deu um leve toque de calcanhar acreditando que algum companheiro estivesse na jogada, mas ninguém apareceu e a zaga Tricolor tranquilizou o lance.
O jeito do Santos jogar na Vila Belmiro não mudou e aos 11 minutos o placar foi aberto. Lucas Lima puxou rápido contra-ataque lançando Gabriel, o camisa 10 centrou a bola para Ricardo Oliveira, livre de marcação, empurrar para a rede.
O Peixe teve chance de ampliar aos 16 minutos. Ricardo Oliveira recebeu na esquerda e cruzou para Lucas Lima que não conseguiu chegar para marcar. O São Paulo pouco criava mas assustou em cobrança de falta. Pato cruzou e a bola foi desviada perigosamente, Vanderlei fez defesa providencial.
O contra-ataque do Peixe continuou de maneira fulminante. Novamente Lucas Lima colocou velocidade na jogada achando Marquinhos Gabriel na direita. O camisa 31 com um belíssimo chute marcou um golaço na Vila Belmiro. A bola era indefensável para Rogério Ceni, 2 a 0.
Só que o São Paulo mal se recompôs do segundo gol e já tomou o terceiro. Lucas Lima – sempre ele – deu passe para Ricardo Oliveira fazer seu segundo tento na partida. Tudo isso aos 23 minutos do primeiro tempo.
Marquinhos Gabriel acertou a trave aos 26 minutos e o Santos manteve o ritmo, não deixando o Tricolor respirar. O meia Michel Bastos teve chance de diminuir aos 31 minutos depois de receber passe do Ganso, mas bateu para fora.
Os últimos 10 minutos, mostrou um Santos administrando o belíssimo resultado da fase inicial. Já o São Paulo não conseguia achar espaços para surpreender o time do litoral. E o primeiro tempo terminou em 3 a 0 para o Peixe.
No começo do segundo tempo do jogo, a equipe santista não mudou a forma de jogar. Com toques rápidos, o objetivo era envolver ainda mais o São Paulo. O Tricolor do Morumbi por sua vez continuava procurando as melhores opções para chegar ao gol. O que pouco acontecia nos primeiros minutos da fase complementar. Mantendo o jeito de jogar, o Alvinegro Praiano aos 7 minutos teve chance. Trapalhada da zaga são-paulina e a bola sobrou para Lucas Lima que cruzou, Matheus Reis afastou mal e Ricardo Oliveira ficou com a bola mas chutou longe do gol.
No minuto seguinte, Ganso arriscou de fora da área mas sem perigo para o goleiro Vanderlei.
No decorrer do segundo tempo, as duas equipes valorizavam a posse de bola. O São Paulo dominava mais só que chegava para concluir. O Santos esperava para dar o bote certeiro para encaixar mais um contra-ataque letal.
Aos 24 minutos, Michel Bastos resolveu arriscar de fora da área, o belo chute explodiu na trave. No lance seguinte o mesmo Michel Bastos foi às redes. Centurión fez boa jogada e passou de calcanhar para o camisa 7 que dominou e bateu da entrada da área, diminuindo o placar na Vila Belmiro.
A parte final da fase complementar da partida foi de um São Paulo conformado com o resultado e um Santos que ainda apostava na velocidade para marcar mais gols, mas só que isso não aconteceu.
Classificado para a final da Copa do Brasil 2015, o Santos vai enfrentar o Palmeiras, que venceu o Fluminense nos pênaltis na outra semifinal da competição. Os jogos entre os dois paulistas acontecem nos diasx 25 de novembro e 2 de dezembro. Na quinta-feira (29), será realizado o sorteio para saber qual equipe jogará a primeira partida em casa.
Copa do Brasil 2015
Santos 3 x 1 São Paulo
Data: 28/10/2015
Horário: às 22h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Público: 13.932 pessoas
Renda: R$ 840.010,00
Arbitragem : Luiz Flávio de Oliveira (SP FIFA) auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos SP e FIFA)
Cartões amarelos: Luis Fabiano (São Paulo).
Gols: Ricardo Oliveira (11min/1ºT e aos 23min/1ºT), Marquinhos Gabriel (20min/1ºT) do e Michel Bastos 26min/2ºT
Santos : Vanderlei, Daniel Guedes (Chiquinho), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima (Geuvânio); Marquinhos Gabriel (Alison), Ricardo Oliveira e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.
São Paulo: Rogério Ceni (Denis); Bruno, Lyanco, Lucão e Matheus Reis; Rodrigo Caio, Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato, Alan Kardec (Centurión) e Luis Fabiano (Wesley). Técnico: Doriva.