112 anos de Santos Futebol Clube: Os meninos que conquistaram o mundo
Por VINÍCIUS FIGO em 10/04/2024 às 21:00
Perto do aniversário de 112 anos do Santos Futebol Clube, ex-atletas do Peixe relembraram as conquistas dos mundiais de 1962 e 1963, os dois títulos mais representativos da história do Alvinegro Praiano. A reportagem compõe o especial da Santa Cecília TV, que conta com três episódios.
No primeiro episódio da série, a parte emocional é explorada. Momentos icônicos, como a fundação, títulos mundiais e a primeira geração dos Meninos da Vila, são os destaques.
Era 14 de abril de 1912, quando em uma sala na Rua do Rosário (atual Rua João Pessoa), três esportistas da cidade se reuniram e fundaram o Santos Futebol Clube. Essa história começou sem um grande protagonista. No entanto, em 1956, um menino de Três Corações (MG) chegou a Santos e começou a mudar a história do clube. Destinado à nobreza, Edson Arantes do Nascimento mudou o sentido do futebol e se tornou o Rei Pelé.
“Quando o Pelé chega no clube, a vida do Santos totalmente se transforma… De um clube normal, médio, ele passa a ser um dos maiores clubes do Brasil”, conta Guilherme Guarche, historiador do Santos Futebol Clube.
Ao virar a década, o Peixe começa a ascensão mundial. Após Pelé ser bicampeão do mundo em 1958 e 1962 com a Seleção Brasileira, o Rei do Futebol levou o Santos ao primeiro título da competição entre clubes, vencendo duas vezes o Benfica, em 1962.
“Nós tínhamos uma grande equipe, brilhamos em Campeonato Paulista, Rio-São Paulo, fomos campeões sul-americanos e faltava esse título… Enfrentamos o grande campeão da Europa e vencemos por 5×2 na decisão em Portugal”, disse Pepe, o Canhão da Vila.
O Peixe voltou a ser campeão no ano seguinte. Desta vez, o adversário era o Milan. No primeiro jogo, derrota por 4 a 2. Na volta, o Peixe repetiu o mesmo placar e forçou o terceiro jogo para definir o grande campeão.
“Nosso time estava muito desfalcado, Pelé, Zito e Calvet, três jogadores titulares do Santos… (ficaram fora do segundo e terceiro jogo). Nós estávamos perdendo de 2 a 0 e conseguimos ganhar de 4 a 2. O terceiro jogo foi muito amarrado, o Milan fez uma retranca muita forte e ganhamos por 1 a 0”, completou.
Meninos da Vila, a primeira geração
Avançando no tempo, em 1978, os Meninos da Vila foram lançados pela primeira vez. O apelido foi dado pelo técnico da época, Chico Formiga.
“No Sul, se fala guri e em São Paulo, garoto. Eu sou mineiro e falo meninos”, explicava o treinador.
Com João Paulo, Juary, Pita e companhia, a equipe conseguiu o título do Campeonato Paulista de 1978 e tirou o clube da fila de cinco anos sem títulos, justamente o período pós Pelé, que anunciou a aposentadoria em 1974, antes de rumar para o New York Cosmos.
“Foi feita uma junção de jovens com veteranos e deu resultado”, disse João Paulo, o Papinha da Vila.
O episódio de estreia da série especial também aborda momentos emocionantes para os torcedores santistas, mostrando a versão de quem acompanhou de perto.
A série especial segue com mais dois episódios até sexta-feira (12), falando sobre os 112 anos do Santos Futebol Clube, que será comemorado no domingo (14).