Cosmo Damião, fundador da Torcida Jovem do Santos, morre aos 67 anos

Por Santa Portal em 09/09/2023 às 20:33

Divulgação/Torcida Jovem
Divulgação/Torcida Jovem

Fundador da Torcida Jovem do Santos, Cosmo Damião Freitas Cid morreu neste sábado (9), aos 67 anos. Ele estava internado em estado grave na Santa Casa de Santos, após sofrer um AVC no último final de semana. O quadro de saúde de Cosmo se agravou nas últimas horas e ele veio a óbito na noite deste sábado.

A Torcida Jovem, por meio de suas redes sociais, lamentou a morte de Cosmo. “Cosmo Damião foi um dos fundadores da Torcida Jovem, aos 13 anos, em setembro de 1969, época em que o movimento de torcidas organizadas estava dando seus primeiros passos. De lá pra cá, foram 54 anos dedicados ao povo, através da Torcida Jovem, por 5 mandatos na presidência e sua participação ativa initerruptamente por todos esses anos na entidade”, diz a nota divulgada pela principal organizada santista.

“Além do seu envolvimento na Torcida Jovem, nosso Eterno ‘Veinho’ foi Conselheiro Tutelar, fundador e Presidente da Associação de Torcidas Organizadas de São Paulo, e das Torcidas do Santos, por várias oportunidades. No primeiro dia de história da TJ, o dia de seu aniversário, organizou uma ação social de entrega de doces para crianças. Em meio a Ditadura Militar, ergueu sua voz e mobilizou seu povo para a linha de frente na luta pela democracia. O legado de Cosmo Damião Freitas Cid para a sociedade brasileira e todos seus cidadãos, sejam de arquibancada, ou não, é imensurável”, completa o comunicado emitido pela TJ, que destaca também a importância dele para o Carnaval Paulistano.

A diretoria do Peixe também se manifestou sobre a morte de Cosmo. “O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Cosmo Damião Freitas Cid, um dos maiores símbolos da nação santista. Fundador da Torcida Jovem do Santos, Cosmo foi peça fundamental na história do Peixão e seguia vivendo intensamente o clube que tanto ama. Um exemplo de paixão incondicional para todos aqueles que dedicam sua vida ao futebol. Nossos sentimentos aos familiares e amigos desta lenda alvinegra. Nosso querido torcedor estará sempre presente no coração de cada santista e as arquibancadas jamais vão esquecer do eterno Cosmo Damião”, afirma a nota divulgada pelo clube praiano.

Por causa do falecimento de Cosmo Damião, o Santos decretou luto oficial de três dias e bandeira a meio mastro.

Por meio de suas redes sociais, o ex-presidente santista, Marcelo Teixeira, também lamentou o falecimento de Cosmo Damião. “Conheci o Cosmo nessas arquibancadas, torcemos na Vila, viajamos juntos pelo Brasil e o mundo a fora por nossa maior paixão! Rendo minhas homenagens a ele e sua estimada família. Ficará o seu legado na arquibancada e na passarela como fervoroso torcedor, atuante dirigente e fantástico ser humano, que esteve ao lado do Santos FC em todos os seus momentos, de glórias, de inúmeras conquistas, como também nas derrotas, sendo uma voz ativa na parte política sempre se posicionando pelas suas convicções. Descanse em paz, que Jesus conforte a sua família. A sua luta será mantida por um Santos cada vez mais forte e vencedor! Nascer, viver e no Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter”, declarou.

As informações sobre o velório e o sepultamento de Cosmo ainda não foram divulgadas pela família dele.


Foto: Divulgação/Santos FC

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.