Conselho do Santos expulsa Rollo e Peres do quadro de sócios
Por Guilherme Esron em 09/12/2022 às 16:00
Dois ex-presidentes do Santos Futebol Clube foram expulsos do quadro de sócios pelo conselho devido às péssimas gestões de ambos. A reunião que culminou na exclusão dos cartolas José Carlos Peres e Orlando Rollo, aconteceu na última quinta-feira (8) e ainda votou para a saída de Mário Badures, advogado que trabalhou na gestão Rollo.
A votação aconteceu de forma presencial, na Vila Belmiro, e online. Ao todo foram 102 votos a favor da expulsão dos três citados acima, 11 votos contra e ainda houveram 17 abstenções.
A principal motivação para que o conselho optasse pela expulsão de Rollo e Peres foi a reprovação nas contas e a má gestão de ambos no período em que estiveram à frente do Santos. Entre 2018 e 2020 o balanço do clube foi muito abaixo do esperado, o que gerou mais de R$ 500 milhões em dívidas, afundando o Peixe em uma crise financeira sentida até hoje.
Eleito em 2017, Peres começou seu mandato como presidente do Santos em 2018 com Orlando Rollo como seu vice. Após dois anos de mandato, foi o primeiro presidente da história do clube a sofrer um impeachment, sob acusação de uma gestão temerária. Em seu lugar Rollo assumiu e ficou marcado principalmente por tentar repatriar Robinho, condenado por estupro na Itália.
Orlando Rollo foi detido no dia 18 de novembro, em Santos, acusado de desviar 700kg de cocaína do tráfico internacional em uma operação realizada pela Corregedoria da Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de São Paulo, contra o tráfico de drogas e crimes contra administração pública.