Vídeo mostra mãe levando criança dos braços da avó meses após perder guarda em Santos
Por Folha Press e Santa Portal em 24/04/2024 às 16:03
Um menino de cinco anos foi levado pela mãe, que perdeu a guarda dele provisoriamente, da frente da casa da avó paterna, em Santos.
Um vídeo mostra o momento que a mãe leva a criança, na manhã de terça-feira (23). Nas imagens, é possível ver que a mãe sai de um carro vermelho e corre até a avó do menino. A criança cai e é arrastada por alguns metros, até entrarem no veículo, dirigido por outra pessoa, não identificada.
A mochila do menino, que está de uniforme escolar, é deixada para trás. Quando o veículo sai do local, a idosa é amparada por outra mulher.
Mãe rapta criança dos braços da avó meses após perder guarda pic.twitter.com/CfkvzalScW
— #Santaportal (@Santaportal1) April 24, 2024
Guarda da criança foi dada à avó em janeiro, diz defesa
O menino foi deixado com a avó há três anos após a mãe justificar que precisava trabalhar, informou Talita Alambert, advogada do pai do menino. O garoto passou o fim do ano com a mãe e, desde então, ela teria ameaçado levá-lo para Sergipe, o que motivou o pedido de formalização da guarda da criança.
Pai registrou boletins de ocorrência contra a mulher antes do rapto
Após a guarda ser concedida em janeiro, a mãe do menino voltou a prometer que levaria a criança embora. Segundo defesa do genitor, a informação foi registrada pelo pai junto à Polícia Civil em duas ocorrências diferentes – sendo a primeira em 29 de março e a segunda em 8 de abril.
Caso investigado pela DDM
Procurada pelo Santa Portal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou que o caso é investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos.
“A Polícia Civil foi notificada no dia 29 de março, sobre uma ocorrência de lesão corporal e violência doméstica. Na ocasião, uma mulher, de 40 anos, relatou ter sido agredida por um homem, de 49 anos, com quem tem um filho. No dia 8 deste mês, o homem compareceu à delegacia e relatou que também foi agredido”, diz a SSP.
Já nesta última terça-feira (23), o homem voltou à delegacia e relatou que a mulher, na companhia de dois homens desconhecidos, abordou sua mãe, uma idosa de 75 anos – que detém a guarda do filho do casal, e subtraiu a criança, fugindo em seguida.
As investigações prosseguem para localizar o menor e esclarecer o ocorrido.
O caso foi registrado na DDM de Santos como violência doméstica, lesão corporal, ameaça, injúria, vias de fato e subtração de incapaz.