Comerciantes da região esperam aumento de 5% nas vendas de Natal
Por Anna Clara Morais em 11/12/2024 às 05:00
As festas de fim de ano aliadas à temporada de cruzeiros prometem impulsionar as vendas de Natal em até 5% na Baixada Santista no comparativo com o mesmo período de 2023, segundo o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR). De acordo com a entidade, 89% dos lojistas acreditam nesse percentual de crescimento.
“Vários fatores estão contribuindo para uma movimentação maior nessa época natalina, como a temporada de cruzeiros, o que traz um número crescente de turistas para a região – não apenas dos navios, mas também de cidades de todo o Estado. Os preços da Baixada, juntamente com o bom atendimento e a facilidade de ir e vir da região, são atrativos muito grandes para o consumidor”, afirma Omar Abdul Assaf, presidente do Sincomércio-BSVR.
Para atender o aumento da demanda do público, o investimento em atendentes preparados e descontos especiais fazem parte do planejamento para as vendas de Natal.
“As lojas estão contratando colaboradores temporários e treinando o quadro de funcionários para melhor atender os consumidores. Mas o principal, sem dúvidas, são as promoções e liquidações”, acrescenta o presidente do sindicato.
Além disso, a celebração deste ano garante ainda melhor, já que de acordo com dados do Sincomércio-BSVR, os consumidores da região pretendem aumentar seus gastos, com um vale-limite de R$ 300, valor superior ao registrado nos últimos anos.
E, para os presenteados, a expectativa é que tenham o seu guarda-roupa renovado nessa data, já que os itens mais procurados serão os de vestuário, indo de roupas e calçados até acessórios. Logo atrás, segundo pesquisa do Sincomércio-BSVR, vêm os perfumes e cosméticos (38%), brinquedos (33%) e eletrônicos (31%).