Veja como preparar uma receita de bacalhau para ceia de Páscoa
Por #Santaportal em 14/04/2017 às 14:07
CULINÁRIA – A Páscoa, celebrada nesse domingo (16), já está chegando. Apesar da proximidade da data, muitas pessoas ainda estão pensando em qual receita podem preparar para comemorar a ressureição de Jesus. Tradicionalmente as pessoas escolhem peixe como prato principal, e nós preparamos uma sugestão de receita para a ceia de Páscoa.
Veja abaixo como preparar o Bacalhau Elo Gastrronomia. A dica de harmonização é servir com vinho verde português.
Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado (3 Postas)
3 batatas grandes
3 cebolas em fatias finas
3 dentes de alho
1 linguiça portuguesa cortada em cubinhos pequenos
200 g de azeitonas pretas fatiadas
500 ml de azeite extra virgem
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela coloque as cebolas para dourar bem com um pouco de azeite e uma folha de louro. Mexa constantemente para não queimar e amargar a receita. O objetivo é caramelizar as cebolas (bem douradas) e se necessário acrescente pequenas colheres de água ao longo deste processo. Escorra se necessário, retire a folha de louro e reserve.
Coloque 2 litros de água para ferver com uma folha de louro e os dentes de alho inteiros.
Em fervura branda coloque o bacalhau para cozinhar por cerca de 5 minutos e escorra com cuidado para não desmanchar e reserve.
Nesta mesma água cozinhe as batatas inteiras e reserve.
Frite os cubinhos de linguiça portuguesa em uma colher de sopa de azeite até que fiquem sequinhos e crocantes. Se necessário escorra e em seguida reserve.
Em forno baixo asse as azeitonas fatiadas para que desidratem, em seguida deixe esfriar em temperatura ambiente e reserve.
Em uma assadeira coloque as postas de bacalhau e as batatas (levemente esmagadas, como batatas ao murro). Cubra cada posta de bacalhau com uma generosa porção de cebolas caramelizadas, regue tudo com bastante azeite e asse tudo por 15 minutos em forno médio.
Utilizando um mixer portátil e um copo alto, emulsione parte da água onde cozinharam o bacalhau com bastante azeite e uma pitada de sal e pimenta até que fique um caldo homogêneo é ligeiramente espesso.
Montagem do prato
Em um prato fundo coloque a batata, sobre ela disponha o bacalhau já coberto de cebola caramelizada. Por cima de tudo coloque as azeitonas desidratadas e os cubinhos crocantes de linguiça portuguesa. Pode-se acrescentar salsinha ou coentro finamente picado para decorar.