Uso de máscaras será obrigatório nas escolas de Santos a partir de segunda-feira
Por Santa Portal em 03/06/2022 às 10:03
O uso de máscaras contra a covid-19 voltará a ser obrigatório dentro das Unidades Municipais de Educação (UMEs) de Santos, a partir de segunda-feira (6). A informação é da Prefeitura de Santos, que publicou um decreto a respeito da medida.
De acordo com o documento, a partir de 6 de junho de 2022, fica considerado obrigatório o uso de máscara facial não profissional por estudantes, servidores públicos, colaboradores, pais e responsáveis e demais frequentadores das UMEs, durante o trânsito ou a permanência em ambientes fechados do estabelecimento.
Ainda segundo o decreto municipal, a fiscalização será de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino. As secretarias de Educação e Saúde poderão ainda expedir atos para instruir a população sobre o uso da máscara, ou seja, sobre a execução do decreto.
O documento é assinado pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).
O prefeito Rogério Santos justifica a decisão. “Santos acompanha os números da doença diariamente e sempre pauta suas ações com base na ciência. Neste momento, consideramos necessária a volta da obrigatoriedade das máscaras nas escolas e seguiremos com a atenção voltada ao avanço do número de casos, tomando as medidas necessárias diante de novos cenários”.
A secretária de Educação, Cristina Barletta, reforçou a importância da medida, bem como do cumprimento dos protocolos de segurança e higiene. “A ação é necessária para proporcionarmos mais segurança aos nossos alunos e a todos os profissionais da Educação. Além disso, cabe lembrar, os protocolos continuam sendo aplicados em todas as escolas de Santos”.
Outras cidades
As outras cidades da Baixada Santista que já aderiram à medida foram Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, que decidiram obrigar o uso da máscara novamente, após a alta nos casos de covid-19.
Em Itanhaém, a obrigatoriedade só acontece para as escolas municipais, sendo o uso da máscara apenas uma recomendação para as escolas particulares. A cidade tomou a decisão após registrar alto nos infectados por coronavírus nas escolas da cidade.
Em Mongaguá, a máscara é obrigatória em todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares.
Já em Peruíbe, além de todas as escolas exigirem o uso de máscara, o acessório também é necessário para acessar qualquer um dos prédios públicos.