Unisanta participa de Oficina de Botânica na praia com aulas gratuitas
Por #Santaportal em 26/10/2015 às 18:39
UNISANTA – Como parte do 66º Congresso Nacional de Botânica, que acontece pela primeira vez em Santos, será realizada na terça-feira (27), das 10 às 16 horas, a Oficina Botânica na Praia, com atividades voltadas ao público em geral, na barraca de praia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em frente à rua da Paz, no Gonzaga.
Além da Unisanta, participam da oficina o Aquário Municipal de Santos, o Jardim Botânico de Santos e o Acqua Mundo, de Guarujá.
Estão propostas as seguintes atividades
Aprendendo sobre os Manguezais – Com o auxílio de uma maquete mostrando o mangue, painéis ilustrativos e animais empalhados, os expositores do Aquário Municipal de Santos abordarão a importância desse ecossistema.
Os jardins da Praia de Santos serão a temática dos expositores do Jardim Botânico de Santos, que irão abordar sua importância e como é feita a manutenção do maior jardim de orla de praia do mundo.
Fitoplâncton – O Acqua Mundo, aquário de Guarujá, fará coleta de fitoplâncton (conjunto de organismos aquáticos microscópicos que flutuam na coluna de água). O material poderá ser observado pelo público em microscópios.
Herbário – A Unisanta apresentará técnicas de criação de herbários, mostrando sua função para o conhecimento das plantas.
Sobre o congresso
Com a presença de renomados especialistas brasileiros e do exterior (EUA, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Itália), a Sociedade Botânica do Brasil e a Universidade Santa Cecília – Unisanta promovem o 66º Congresso Nacional de Botânica, de 24 a 30 de outubro, no Mendes Convention Center, em Santos.
Estão inscritos mais de 1500 participantes de todos os estados do Brasil e de países como EUA, Itália e Inglaterra.
O Congresso abrange diversas palestras, 27 simpósios e dez mesas-redondas, minicursos e, ainda, excursões científicas à Restinga de Bertioga e aos Costões Rochosos da Praia de Pernambuco, Guarujá.
Pela oitava vez o estado de São Paulo sedia o congresso, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos do Brasil. É a 1ª vez que o Congresso acontece em Santos.
O tema é “A botânica em transformação” e o símbolo do congresso é uma das plantas mais representativas da região, o manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis), que tem a coloração das pétalas modificada após a polinização.
Para assinalar o Congresso Nacional, a Unisanta preparou uma edição especial sobre Herbários de sua revista científica BioScience, que será apresentada na quinta-feira (29), no Mendes Convention Center, das 18h30 às 19h30, no foyer do 2º pavimento.