Unidade de saúde do Morro do São Bento enfrenta falta de médico e de manutenção
Por Laila Aguiar em 18/10/2022 às 06:00
A unidade de saúde do Morro do São Bento, em Santos, está sendo alvo de reclamações dos moradores que usam o serviço público de saúde. Em entrevista ao Santa Portal, eles afirmaram que a unidade está com poucos médicos e com a estrutura abandonada há mais de dois anos.
Para marcar consulta com o médico os moradores enfrentam grandes filas para conseguir ter acesso a uma das 12 vagas que são ofertadas por semana. “Quando abre agenda as pessoas chegam 5h para conseguir uma senha. Muitos não conseguem”, afirma Edinho Beserra, conselheiro local de saúde.
De acordo com os moradores, na unidade trabalhavam quatro médicos, mas hoje somente dois atendem a região, por conta da alta demanda de pacientes, alguns tentam se consultar nas unidades de saúde de outros bairros, mas nem sempre conseguem o atendimento.
Em imagem, enviada ao Santa Portal, uma moradora que é atendida pela unidade de saúde do Morro do São Bento, relata que irá pagar uma consulta para poder passar pelo ginecologista, já que não conseguiu na UBS.

Quando perguntados sobre o que faziam quando não tinham como pagar e não conseguiam atendimento na unidade, os moradores se limitaram a dizer “simples, não fazemos”.
No momento em que a unidade tinha quatro médicos atuando, os moradores também enfrentam filas e a consulta demorava a sair. “Depois conseguimos deixar a agenda aberta, você podia ir e marcar qualquer dia ou horário, mas a agenda ficava com três meses para a consulta”
Além do problema com os médicos, os moradores comentam que a unidade está sem manutenção. Muitas das grades que ficam para o lado de fora da unidade de saúde estão enferrujadas e caindo.

O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Santos afirmou que a unidade conta com dois médicos de família e uma pediatra. A Prefeitura também afirmou que semanalmente são abertas agendas para marcação de consulta com no mínimo 30 vagas para cada médico.
Com relação a quantidade de médico, a Prefeitura informou que irá agregar o terceiro médico de família e está nos trâmites de admissão.
A Prefeitura não se manifestou quanto à manutenção na unidade de saúde.